fbpx
comida fora da validade desperdício

Supermercado vende apenas comida fora da validade para evitar desperdício

Ideias Brilhantes, TodosComentários fechados em Supermercado vende apenas comida fora da validade para evitar desperdício2535

A Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa Folkekirkens Nødhjælp inaugurou na cidade de Copenhaga o Wefood, o primeiro supermercado dedicado à venda de comida fora da validade – que iria para o lixo, mas que ainda está própria para o consumo.

Supermercado wefood

A iniciativa pretende combater o desperdício alimentar e promover a consciencialização da população para este problema ambiental e social.

Segundo a Organização das Nações Unidas, um terço dos alimentos produzidos anualmente acaba no lixo, ao mesmo tempo que quase mil milhões de pessoas passa fome diariamente em todo o mundo. Só na Dinamarca, país especialmente preocupado com a questão ambiental e o bem estar social, cerca de 700 mil toneladas de alimentos são desperdiças por ano.

Em Portugal, são desperdiçadas anualmente 1 milhão de toneladas de alimentos. Desta forma, cada pessoa contribui com o desaproveitamento de 97 kg de géneros alimentícios por ano. Muitas são as causas deste desperdício, nomeadamente a dose colocada nos pratos ser demasiado grande, ou as frutas e legumes não apresentarem o aspeto que as grandes superfícies exigem.

comida fora da validade desperdício

wefood dinamarca comida fora da validade

Per Bjerre, ligado à Folkekirkens Nødhjælp, lembra que a comida fora de validade é testada e a sua qualidade é garantida. Desta forma, para além de ser uma maneira de combater o desperdício alimentar e a pobreza, também é uma oportunidade de adquirir produtos consideravelmente mais baratos, chegando a metade do valor de produto em outros supermercados.

Bjerre explica que, por exemplo, quando uma peça de fruta apodrece numa caixa, é mais rápido e lucrativo deitar to a caixa no lixo. No caso do supermercado Wefood, a função dos funcionários é justamente separar a fruta boa da que está a ficar estragada, e fazer render aquele lote, antes condenado.

O supermercado foi criado através de uma angariação de fundos e todos os funcionários trabalham ali voluntariamente. Os lucros serão destinados a trabalhos sociais realizados pela ONG em África e na Ásia.

Supermercado comida fora da validade

Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies e vendê-la ao público, foi o que fez a Fruta Feia, ou mesmo criar embalagens rótulos inteligentes que nos dizem se um alimento está estragado.

Fonte: Hypeness

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts