Supermercado é 100% movido a energia de alimentos que iriam para o lixo

Curiosidades, Todos, VídeosComments (9)4038

Supermercado da cadeia britânica Sainsbury’s, vai produzir energia através dos alimentos (“energia de alimentos”) que iria deitar no lixo, suficiente para abastecer uma loja inteira.

Todos os anos 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos vão parar no lixo, segundo dados da Organização das Nações Unidas. Ou seja, um terço dos alimentos produzidos na agricultura global é perdida.

Já existem vários projetos com o objetivo de diminuir o desperdício. Exemplo disso é o projeto Fruta Feita, uma cooperativa lisboeta que recolhe diretamente dos agricultores fruta e legumes que eles não conseguiam vender às grandes superfícies e vende-os aos seus membros. Outro exemplo conhecido é o Intermarché, supermercado francês que conseguiu que os seus clientes comprassem.

food waste desperdício alimentar comida lixo

Créditos: Liz Martin / SourceMedia Group News

Agora surge a notícia da Sainsbury’s, uma rede de supermercados do Reino Unido, que vai utilizar, pela primeira vez, os restos de alimentos dos seus estabelecimentos para gerar energia para o abastecimento de uma loja inteira.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o Sainsbury’s já é o maior consumidor de bioenergia país, ou seja energia obtida através do processo de digestão anaeróbia de alimentos, que garante energia suficiente para iluminar 2500 casas por ano.

Muitas das suas lojas já usam parcialmente a bioenergia. No entanto, a rede de supermercados quer tornar uma das unidades, na cidade de Cannock, completamente independente da energia da rede elétrica nacional.

sainsburys supermercado bioenergia desperdício alimentos

Esse sistema energético funcionará da seguinte forma: os restos de comida do Sainsbury em Cannock serão transportados para uma empresa de reciclagem parceira na região, onde serão transformados em gás biometano. Este gás será usado para gerar energia, que será enviada de volta para a loja através de uma linha com 1,5 quilómetros de extensão.

Paul Crewe, diretor de sustentabilidade da Sainsbury, afirma: “Nós não enviamos absolutamente nenhum resíduo para aterro e estamos sempre a procurar novas maneiras de reutilizar e reciclar. Assim, temos o prazer de ser a primeira empresa a utilizar esta tecnologia, permitindo que a nossa loja em Cannock seja integralmente alimentada pelos nossos desperdícios alimentares.”

Noctulers-Green-Nation

Fonte: Site parceiro Green Nation


Se queres ser parceiro do NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts