A empresa sueca Hövding criou um airbag para ciclistas que é usado como se fosse um cachecol, mas com o impacto transforma-se em capacete.
Em caso de acidente, o condutor de um carro tem diversos dispositivos de segurança como a própria carroçaria e airbags para ajudar na absorção de impacto. No caso de um ciclista tal não acontece, ele fica mais vulnerável, principalmente se não estiver a usar capacete.
De acordo com o site da empresa, a ideia para o desenvolvimento do airbag que se transforma em capacete surgiu com a introdução de uma lei sobre o uso obrigatório de capacete para crianças até aos 15 anos, o que desencadeou uma discussão sobre o uso da proteção para adultos. A dupla então pensou em criar um capacete que as pessoas ficariam felizes em usar.
O “capacete” Hövding é utilizado à volta do pescoço, como se fosse um cachecol. O airbag tem sensores que detetam movimentos bruscos como os que acontecem num impacto e, em caso de acidente, o saco é insuflado com gás hélio em 0,1 segundo e transforma-se num capacete para proteger o ciclista do impacto.
O “cachecol protetor” é ativado quando é fechado com um clipe, o que impede de ser acidentalmente acionado quando não está a ser usado. Os seus criadores dizem que dá maior cobertura para a cabeça do que os capacetes tradicionais.
O projeto começou a ser desenvolvido por Ana Haupt e Terese Alstin durante o curso de desenho industrial, em 2005, e hoje está à venda por 399 euros (cerca de 1 287 Reais).
Fontes: Globo, Estadão PME, The Guardian
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!