película aderente

Frutas podem ser usadas para fazer película aderente

Curiosidades, TodosComentários fechados em Frutas podem ser usadas para fazer película aderente3394

Quantas vezes utilizamos película aderente para guardar alimentos? E depois de usada vai para o lixo… A pensar neste desperdício de recursos, um grupo de investigadores brasileiros criaram um plástico que se pode comer e que se decompõe em três meses.

plástico biodegradável fruta

O material desenvolvido pelo laboratório de nanotecnologia da empresa brasileira Embrapa não é derivado do petróleo, como grande parte dos plásticos, é feito a partir de frutas e legumes. Entre as matérias-primas utilizadas estão beterraba, mamão, maracujá, goiaba, espinafres, tomate, entre outros. Desta forma, para além de criarem um material sustentável, diminuem o desperdício alimentar, pois podem ser utilizadas as frutas mais maduras, que já não estão boas para vender.


… da criação do próprio emprego à transformação de tudo em negócios escaláveis!

Vais gostar dos livros “A Ave Rara…

pack-2-livros-A-Ave-Rara_quadrado

Vê aqui alguns vídeos do autor:

www.silva-santos.com


plástico de beterraba

filme plástico fruta

“Conseguimos desenvolver uma fórmula que alia as propriedades de flexibilidade dos plásticos comerciais sintéticos com as propriedades nutritivas do alimento”, explica o coordenador da investigação, Luiz Henrique Mattoso.

película aderente

película aderente

As películas feitas com frutas e legumes podem ser usadas para conservar alimentos e são ainda mais eficazes, pois conseguem conservar os alimentos o dobro do tempo que a película aderente normal, sem a agravante dos 400 anos para se decompor na natureza. Além disso, são três vezes mais resistentes.

plástico comestível

A película aderente desenvolvida pela equipa de investigação é comestível e biodegradável, uma vez que se decompõe em três meses e ainda pode ser utilizada como adubo.

Existem cada vez mais investigadores à procura de substitutos para o plástico. Em Portugal, uma equipa da Universidade de Aveiro, criou um bioplástico produzido exclusivamente a partir de batatas. Tal como o “filme plástico” criado pelos investigadores brasileiros, o bioplástico de batata promove uma melhor conservação dos alimentos quando comparado com os plásticos tradicionais.

Idalina Gonçalves da Universidade de Aveiro

Idalina Gonçalves da Universidade de Aveiro

Outro projeto interessante que combate o desperdício alimentar e desenvolve novos materiais é o Fruitleather Rotterdam, que aproveita frutas que iriam para o lixo ara criar acessórios feitos de “cabedal de fruta”.

mala cabedal de fruta

Fonte: Hypeness

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts