food waste desperdício alimentar comida lixo aterro

7 iniciativas inspiradoras para combater o desperdício alimentar

Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (1)2769

O desperdício alimentar é um problema global que, segundo dados da Organização das Nações Unidas, de todos os alimentos produzidos no mundo num ano, pelo menos um terço acaba no lixo. Felizmente existem várias iniciativas que querem mudar estes números, por isso selecionámos sete projetos que reaproveitam os alimentos ou evitam o desperdício alimentar.

Todos os anos 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos vão parar no lixo, segundo dados da Organização das Nações Unidas. Ou seja, um terço dos alimentos produzidos na agricultura global é perdida.

7 iniciativas inspiradoras para combater o desperdício alimentar

Fruta feia mas saborosa

fruta feia

fruta feia cabaz semanal

O projeto Fruta Feia tem o objetivo de “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies, combatendo o desperdício e promovendo uma economia mais sustentável.

Isabel Soares, uma das mentoras do projeto, afirma que o feedback dos clientes não podia ser melhor, até porque o sabor e a frescura dos produtos são uma garantia: “nós pegamos na carrinha de manhã e vamos passando nos vários agricultores para recolher os produtos que, muitas vezes, são apanhados nesse mesmo dia para serem entregues às pessoas à tarde”.

Supermercado é 100% movido a energia de alimentos que iriam para o lixo

sainsburys supermercado bioenergia desperdício alimentos

Supermercado da cadeia britânica Sainsbury’s, vai produzir energia através dos alimentos (“energia de alimentos”) que iria deitar no lixo, suficiente para abastecer uma loja inteira.

Esse sistema energético funciona da seguinte forma: os restos de comida produzidos no supermercado serão transportados para uma empresa de reciclagem parceira na região, onde serão transformados em gás biometano. Este gás será usado para gerar energia, que será enviada de volta para a loja através de uma linha com 1,5 quilómetros de extensão.

Frigoríficos comunitários evitam o desperdício e ajudam quem precisa

combater o desperdício alimentar

A instituição social Corvia instalou um frigorífico comunitário num bairro de Bruxelas. Alimentada através de energia solar, o frigorífico comunitário Free Go, que foi doado por um loja local, funciona de forma simples: qualquer pessoa pode deixar alimentos e qualquer um pode retirá-los, basta lá ir e abrir a porta.

Frigorífico solidário desperdício alimentar

Outro frigorífico comunitário foi instalado na cidade espanhola de Galdakao. Álvaro Saiz, um dos criadores do projeto, explica que o objetivo da ação não é a caridade, mas sim, combater o desperdício alimentar“Não importa quem vai levar os itens – Julio Iglesias poderia passar por aqui e levar uma comida –, o que importa é recuperar o valor da comida e lutar contra o desperdício

Embalagens inteligentes dizem-nos se alimento está estragado

combater o desperdício alimentar

expiry date ko yang embalagem inteligente

As embalagens ou rótulos inteligentes controlam e dizem-nos quais as condições do produto embalado ou do ambiente que o rodeia. São sistemas desenhados para detetar, sentir, registar, rastrear e fornecer informação de forma a avisar o utilizador sobre possíveis problemas, permitindo aumentar a vida útil do produto e a segurança alimentar.

Este tipo de embalagem é também útil para eliminar as datas de validade imprecisas, que muitas vezes provocam o desperdício alimentar, ao serem deitados para o lixo alimentos que estão em boas condições mas que já passaram a data de validade impressa.

Fruta transformada em comida em pó

A FoPo, como chamaram a este novo produto alimentar, foi uma ideia do estudante sueco de engenharia mecânica Kent Ngo, que se juntou depois a Via Jarolimkova, Lizzie Cabisidan, Ada Balazy e Gerald Marin.

combater o desperdício alimentar

A ideia é de um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, que consiste em transformar frutas e vegetais perto do fim do prazo de validade, em novos alimentos, secando-os e transformando-os em comida em pó. O FoPo aumenta a vida útil das frutas e vegetais de duas semanas para dois anos, mantendo o sabor e a qualidade nutricional.

Acabou-se a fruta podre com esta fruteira inovadora!

Designer Jagjit Choda criou uma taça que deteta quando a fruta está a começar a ficar estragada, alertando as pessoas que esta tem de ser comida muito em breve, diminuindo assim o desperdício alimentar.

Designer Jagjit Choda criou uma taça que deteta quando a fruta está a começar a ficar estragada, alertando as pessoas que esta tem de ser comida muito em breve, diminuindo assim o desperdício alimentar.

Designer Jagjit Choda criou uma fruteira que deteta quando a fruta está a começar a ficar estragada, alertando as pessoas que esta tem de ser comida muito em breve, diminuindo assim o desperdício alimentar.

A taça tem um sensor incorporado que mede os níveis de etileno, ou seja, um gás que é emitido pela fruta quando esta começa a apodrecer. Quando o gás etileno chega a determinados níveis, a fruteira inovadora acende umas luzes, que se vão intensificando e mudando de cor, alertando as pessoas que têm que comer a fruta, antes que se estrague.

Supermercado consegue que pessoas comprem lixo

fruta laranjas feias supermercado

frutas legumes feios intermarché soupa

Em França, a cadeia de supermercados Intermarché, decidiu contribuir para diminuir o desperdício. Começou a comprar frutas e vegetais, que os seus fornecedores normalmente deitariam para o lixo, e a vendê-los a um preço mais baixo.

Para os consumidores perceberem que a fruta e os vegetais “feios” eram tão saborosos como os “bonitos”, distribuíram-nos na forma de sumos e sopas. O resultado foi um sucesso! Depressa esgotaram, chamando a atenção e propondo uma solução para o desperdício de comida.

Inspira-te nestas iniciativas e descobre aqui algumas dicas para evitares o desperdício alimentar no dia-a-dia.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts