A FoPo, como chamaram a este novo produto alimentar, foi uma ideia do estudante sueco de engenharia mecânica Kent Ngo, que se juntou depois a Via Jarolimkova, Lizzie Cabisidan, Ada Balazy e Gerald Marin.

Fruta transformada em comida em pó será solução para a fome no mundo

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em Fruta transformada em comida em pó será solução para a fome no mundo2512

Existem dois grandes problemas no mundo relacionados com a alimentação: fome e desperdício de comida. Mas um simples pó pode resolver ambos os problemas e ao mesmo tempo. A ideia é de um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, que consiste em transformar frutas e vegetais perto do fim do prazo de validade, em novos alimentos, secando-os e transformando-os em comida em pó.

comida em pó

FoPo Food Powder, como chamaram a este novo produto alimentar, foi uma ideia do estudante sueco de engenharia mecânica Kent Ngo, que se juntou depois a Via Jarolimkova, Lizzie Cabisidan, Ada Balazy e Gerald Marin.

O conceito tem um cariz humanitário e pode contribuir para o combate ao desperdício alimentar. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), todos os anos são desperdiçadas 1,76 mil milhões de toneladas de alimentos — e a curta validade de alguns produtos é uma das razões para que isto aconteça.

Em Portugal, desperdiça-se anualmente 1 milhão de toneladas de alimentos. Desta forma, cada português contribui com o desaproveitamento de 97 kg de géneros alimentícios por ano.

Existem dois grandes problemas no mundo relacionados com a alimentação: fome e desperdício de comida. Mas um simples pó pode resolver ambos os problemas e ao mesmo tempo. A ideia é de um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, que consiste em transformar frutas e vegetais perto do fim do prazo de validade, em novos alimentos, secando-os e transformando-os em comida em pó.

O FoPo aumenta a vida útil das frutas e vegetais de duas semanas para dois anos, mantendo o sabor e a qualidade nutricional. O produto ainda está em fase de desenvolvimento, mas já existem três sabores: banana, framboesa e manga.

O FoPo aumenta a vida útil das frutas e vegetais de duas semanas para dois anos, mantendo o sabor e a qualidade nutricional. O produto ainda está em fase de desenvolvimento, mas já existem três sabores: banana, framboesa e manga.

[Não estamos] a usar um novo produto ou nova tecnologia, [mas sim] a criar valor da ineficiência do sistema alimentar“, afirma Gerald Marin, um dos estudantes que desenvolveu o FoPo.

Esta comida em pó, com base em frutas, pode ser ingerida tal como é apresentada nas embalagens, que se assemelham aos das batatas-fritas, ou utilizada na confeção de bolos, sumos ou adicionado a iogurtes e gelados.

comida em pó

O FoPo ganhou um prémio de 5000 dólares, em Fevereiro de 2015, no Thought For Food Challenge, um concurso de projetos na área da alimentação, que se realizou em Lisboa, Portugal.

Depois de uma campanha de angariação de fundos bem sucedida na plataforma Kickstarter, a empresa integrou um projeto piloto nas Filipinas, com o apoio do governo deste país e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Existem dois grandes problemas no mundo relacionados com a alimentação: fome e desperdício de comida. Mas um simples pó pode resolver ambos os problemas e ao mesmo tempo. A ideia é de um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, que consiste em transformar frutas e vegetais perto do fim do prazo de validade, em novos alimentos, secando-os e transformando-os em comida em pó.

Também em Portugal se desidrata fruta para esta durar mais tempo. Na Quinta de Vilar, em Viseu, foi desenvolvido um produto para recuperar as maçãs rejeitadas, tornando-as num snack saudável de maçã desidratada – Fruut.

Para combater o problema do desperdício alimentar têm surgido várias ideias tanto de empresas como de cidadãos preocupados. Um bom exemplo é o projeto Fruta Feia, uma cooperativa que tem o objetivo de “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies, combatendo o desperdício e promovendo uma economia mais sustentável.

Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, ou mesmo criar embalagens ou rótulos inteligentes que nos dizem quando um alimento está a ficar estragado.


Este tema foi sugerido por Rita Correia, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: P3, Huffington Post

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livroComo conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF, ePub ou para ouvir o Audio Livro em mp3!

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts