Designer Jagjit Choda criou uma taça que deteta quando a fruta está a começar a ficar estragada, alertando as pessoas que esta tem de ser comida muito em breve, diminuindo assim o desperdício alimentar.

Acabou-se a fruta podre com esta fruteira inovadora!

Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em Acabou-se a fruta podre com esta fruteira inovadora!2142

Designer Jagjit Choda criou uma fruteira que deteta quando a fruta está a começar a ficar estragada, alertando as pessoas que esta tem de ser comida muito em breve, diminuindo assim o desperdício alimentar.

fruteira fruta podre

O desperdício alimentar revela-se como um problema mundial, estimando-se que, dos alimentos produzidos no mundo, 30% acabam no lixo, seja durante a colheita e armazenamento, seja na forma de sobras de comida.

Jagjit Choda, na criação desta fruteira inovadora, inspirou-se nas estatísticas de 2009 que evidenciam o desperdício de fruta fresca que existe em Inglaterra: 444 000 toneladas por ano, desta quantidade muita era evitável, apenas porque não foi consumida a tempo.

fruteira inovadora

Os resultados de um estudo sobre desperdício alimentar em Portugal, indicam que o nosso país desperdiça anualmente 1 milhão de toneladas de alimentos. Desta forma, cada pessoa desperdiça 97 kg de comida por ano.

Para ajudar a acabar com este problema, Jagjit Choda, da London’s Brunel University, criou uma taça para colocar a fruta que tem um sensor incorporado que mede os níveis de etileno, ou seja, um gás que é emitido pela fruta quando esta começa a apodrecer.

fruteira sensor

Quando o gás etileno chega a determinados níveis, a fruteira inovadora acende umas luzes, que se vão intensificando e mudando de cor, alertando as pessoas que têm que comer a fruta, antes que se estrague.

Jagjit Chodha fruteira bolor

Esta taça ainda não está à venda no mercado. Descobre aqui algumas dicas para evitares o desperdício alimentar no dia-a-dia.


Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies e vendê-la ao público, foi o que fez a Fruta Feia, ou mesmo criar embalagens rótulos inteligentes que nos dizem se um alimento está estragado.


Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Inhabit, Dailymail, Behance

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts