A empresa portuguesa LusoVU desenvolveu uns óculos especiais que permitem a pessoas com doenças incapacitantes comunicarem com os olhos, chamam-se EyeSpeak.
Como grande parte dos produtos inovadores, esta ideia brilhante surgiu de uma necessidade. O EyeSpeak nasceu da necessidade de facilitar a comunicação do pai de Ivo Vieira, CEO da LusoVu, diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica, em 2013.
Acompanhando de perto o seu pai, Ivo Vieira percebeu, rapidamente, que os dispositivos de comunicação que existiam no mercado tinham limitações a vários níveis. Motivado pela vontade de comunicar com o seu pai, Ivo decidiu utilizar a tecnologia de Realidade Aumentada que desenvolveu para astronautas e aplicá-la a um dispositivo de eye tracking, ou seja que deteta para onde os olhos estão direcionados. O EyeSpeak é um sistema de comunicação através do olhar, especialmente desenvolvido para pessoas com limitações motoras e de comunicação extremas, causadas por diferentes tipos de doenças ou lesões.
“Em 2012, o meu pai começou a perder mobilidade num dos braços e, em Fevereiro de 2013, foi-lhe diagnosticada a doença. O sofrimento do meu pai e das pessoas que estavam à sua volta era grande. O que mais me custou foi quando ele deixou de se mexer e de falar e teve que passar a soletrar as letras“, conta Ivo Vieira.
Como funcionam os óculos EyeSpeak da LusoVU?
O EyeSpeak consiste num par de óculos em cujas lentes é projetado um ecrã com um teclado virtual. Possui uma microcâmara que deteta a posição e o movimento dos olhos e, deste modo, percebe qual a tecla para a qual o utilizador está a olhar.
Assim, com o movimento dos seus olhos, o utilizador seleciona as teclas que pretende, escrevendo palavras e frases. De seguida, através do altifalante incorporado no sistema, o utilizador traduz o que escreveu em som, bastando selecionar a tecla “falar” após escrever uma palavra ou frase.
O sistema inovador EyeSpeak permite ao utilizador comunicar, em qualquer local ou posição física, sem necessitar de dispositivos de apoio como o computador, o portátil ou o tablet.
O sistema ainda permite usufruir da Internet, visualizar vídeos e aceder ao seu email com privacidade, já que mais ninguém consegue ver o que está a ser projetado no seu sistema EyeSpeak. Comunicar através do Skype é outra das possibilidades que o EyeSpeak proporciona.
Em 2014 foi lançada uma campanha de angariação de fundos na plataforma Kickstarter para financiar os primeiros modelos dos óculos EyeSpeak. A campanha foi um sucesso, tendo conseguido superar o objetivo de 120 000 dólares (conseguiram atingir os 128 181 dólares), uma pequena parte do valor necessário para a comercialização do produto.
Para comprar uns óculos EyeSpeak ou saber mais sobre o projeto não deixes de visitar o site www.myeyespeak.com.
Outro exemplo inspirador que pode facilitar o dia-a-dia de pessoas com dificuldades de comunicação foi criado pela jovem designer portuguesa Rita Maldonado Branco. A pensar nos seus avós, que sofriam de demência, Rita começou a investigar formas que pudessem ajudar na comunicação. Durante essa investigação criou várias formas práticas de comunicar com doentes de Alzheimer, nomeadamente um jogo de cartas com a família.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!