jogo de cartas doentes demencia

Rita descobriu como comunicar com avós com Alzheimer

Ideias Brilhantes, TodosComments (5)5384

Inspirada pelos avós com demência, Rita Maldonado Branco dedicou a sua tese de mestrado em Londres à descoberta de formas de comunicar com doentes de Alzheimer.

Desde adolescente que Rita lida com a doença de Alzheimer, primeiro o avô paterno começou a dar sinais de esquecimentos pouco normais, mais tarde a avó materna. Queria voltar a comunicar com os avós. Essa vontade levou-a a investigar a doença e a pesquisar formas que pudessem ajudar na comunicação.

Com formação em design de comunicação, Rita decidiu avançar para a investigação com o intuito de responder à pergunta “O design de comunicação pode ajudar doentes de Alzheimer a comunicar melhor?”, tendo realizado a sua tese de mestrado com este tema, no Colégio de Arte e Design Central Saint Martins, em Londres.

De volta à Portugal, decidiu continuar a investigação com um doutoramento na Universidade do Porto, cujo objetivo é criar ferramentas práticas de comunicação para pessoas com demência.

Tudo o que tem desenvolvido nesta área foi a pensar nos avós, tendo sido testado pelos mesmos. A avó materna tinha dificuldade em reconhecer os familiares, então Rita criou um jogo de cartas da família.

A avó reconhecia as caras mas não se lembrava qual a sua relação. Cada carta apresenta de um lado a fotografia do membro da família, e do outro lado o nome, uma pequena descrição sobre a pessoa e uma pergunta sobre o parentesco, que redireciona para outra pessoa/carta, incentivando a conversação.

jogo de cartas doentes demencia

O caso do avô era diferente, ele nunca gostou de cartas, então a abordagem tinha que ser também diferente.

Desde que o meu avô foi diagnosticado com a doença de Alzheimer, tornou-se muito passivo e difícil de comunicar com ele. No entanto, ele ainda lê muito.” Foi este pensamento que levou a designer a compilar num livro várias cartas escritas pelos parentes mais próximos.

livro família demência Alzheimer

livro para doentes Alzheimer

Algumas palavras relevantes e nomes foram destacados no livro, com o o intuito de desencadear algumas memórias. “O meu avô mostrou interesse imediato pelo livro e prazer ao lê-lo. (..) Depois de algumas semanas, tornou-se ligado a ele, mantendo-o sempre por perto. Começou a lê-lo várias vezes ao dia e começou a fazer alguns comentários e a perguntar sobre as pessoas no livro.

Outra experiência interessante que Rita desenvolveu com a avó foi uma toalha de mesa. As pessoas com demência são também afetadas em tarefas banais, como pôr a mesa. “Como ex-dona de casa, a minha avó sempre foi muito interessada em ajudar nas tarefas domésticas. Nos últimos anos, ela não tem sido capaz de o fazer.” Então a neta decidiu criar uma toalha com silhuetas dos talheres e loiças para ajudar.

A avó materna da designer percebeu o conceito e seguiu os desenhos na toalha, colocando corretamente cada peça em cima da mesa. Esta toalha deu-lhe mais confiança na realização da tarefa de colocar a mesa para as refeições, contribuindo para a sua autoestima.

toalha de mesa demência

Este é um exemplo que pode ser replicado para ajudar outras pessoas com demência, por essa razão Rita desenvolveu individuais para refeição com os desenhos dos utensílios.

demencia toalha de mesa Alzheimer

Cada pessoa experiencia a demência de formas diferentes, sendo importante observar e entender o que a pessoa ainda tem interesse e se envolve, adaptando a comunicação a esses meios.“, defende Rita.

Existem várias doenças que causam demência. A doença de Alzheimer é a mais comum, seguida pela demência vascular, demência fronto-temporal e demência com corpos de Lewy.

A doença de Alzheimer causa uma deterioração progressiva e irreversível de funções cognitivas como memória, atenção, concentração, linguagem ou pensamento.

Em 2013, calculava-se que houvesse em Portugal 160 mil pessoas com demência, a nível global, o número de pessoas com demência passa os 44 milhões.


Este tema foi sugerido por Cristiana Pacheco Cardoso, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Sofia Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Fonte: Site de Rita Maldonado Branco

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts