fbpx
raio-x-radiografia-reciclagem

7 coisas que não imaginavas que se pudessem reciclar

Curiosidades, TodosComentários fechados em 7 coisas que não imaginavas que se pudessem reciclar6567

Toda a gente já sabe que o papel, o vidro e as embalagens de plástico e metal podem ser recicladas, e existem os ecopontos para recolher este tipo de material. Agora deixamos-te uma lista de 7 coisas que não imaginavas que se pudessem reciclar:

1 – Óleo de cozinha

Os óleos, quando despejados pelo ralo, podem acumular-se e entupir os esgotos causando danos no saneamento das cidades.

O óleo de cozinha deve ser colocado dentro de garrafas de plástico e em oleões, presentes em supermercados como o Pingo Doce ou juntas de freguesia. Caso não exista nenhum ponto de recolha na tua zona coloca o óleo dentro de uma garrafa fechada e no lixo comum.

gordura óleo de fritar reciclagem

Em Londres, em média, o esgoto entupia 40 mil vezes por ano, até que criaram um programa de recolha de óleos e construíram a maior central de energia movida à gordura do mundo.

O óleo de cozinha pode ser usado para fazer tinta, sabão, detergente e biodiesel.

2 – Beatas de cigarro

Os filtros de cigarro demoram 1 a 5 anos a degradar-se no ambiente, durante este período libertam contaminantes, por isso é importante fazer a recolha e a reciclagem deste material.

Em Portugal ainda não existe um plano de reciclagem de beatas, por isso, depois de apagares o cigarro deves colocá-lo num cinzeiro ou no lixo.

cigarros-beatas-reciclagem-vancouver-noctula

Mas em outros países já existem programas de reciclagem que recolhem as beatas e as transformam em novos produtos.

3 – Radiografias

Os exames de raio-x são compostos por acetato, plástico e prata, um metal pesado que pode contaminar a água e o solo. Então, colocar estes exames antigos no lixo está fora de questão.

Sendo a prata um material caro, pode ser retirado das radiografias e vendido. Em relação ao plástico pode ser reciclado e dar origem a novos materiais.

raio-x-radiografia-reciclagem

A AMI realiza anualmente a Campanha de Reciclagem de Radiografias, durante a qual apela para que a população em geral contribua deixando as suas radiografias em qualquer farmácia, nos períodos previamente anunciados.

Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de 10Kg de prata, que é vendida, gerando fundos para que a AMI possa chegar a vários pontos do mundo onde é necessária ajuda humanitária.

4 – Pensos higiénicos e fraldas descartáveis usadas

Um bebé usa cerca de 6 mil fraldas descartáveis ao longo da infância. Reciclar estes produtos vai evitar que se acumulem nos aterros sanitários nos próximos 500 anos.

Apesar da reciclagem dos materiais absorventes usados ainda não ser muito comum, existe uma empresa que desenvolveu uma solução interessante e inaugurou, no Reino Unido, uma central de reciclagem de fraldas e absorventes femininos.

A sujidade é separada e transformada em gás para geração de energia. Depois as fraldas passam por um tratamento: o material é comprimido, triturado e pode dar origem a madeira plástica, telhas ou outros materiais absorventes.

5 – Sanitas

A loiça das sanitas pode ser usada para fabricar outras sanitas ou produtos feitos de loiça. Também é possícel triturá-la e transformá-la em material para construção de estradas ou drenagem.

6 – Aviões

A Boeing, empresa construtora de aviões, aproveita as ligas de alumínio das aeronaves e usa-as para fabricar peças para novos veículos.

avião velho reciclagem reciclar

Uma das vantagens é que o material não perde as suas características quando reciclado. Em julho de 2013, quando o programa começou, a Boeing tinha a expectativa de reciclar 3,5 mil toneladas de alumínio por ano.

7 – Roupa

Quando a roupa já não serve deves doá-la a quem precisa ou a uma instituição. No entanto, se já está muito usada não a deves colocar no lixo!

Existem lojas que recolhem roupa usada e utilizam as fibras para fazer novos tecidos, como é o caso da H&M. Podes ainda colocar a roupa num dos contentores da Sarah Trading.

Se ainda tens dúvidas em relação à reciclagem coloca-as na área de comentários! 🙂

Fonte: Green Nation

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts