cigarros-beatas-reciclagem-vancouver-noctula

Reciclagem de beatas de cigarros

Curiosidades, TodosComments (5)9861

Todos os anos, beatas de cigarros vão parar a aterros sanitários e incineradoras ou são abandonadas em parques e jardins, praias e calçadas.

“Estima-se que 3,5 mil milhões de beatas de cigarro sejam descartadas todos os anos”, afirmou Albe Zakes (TerraCycle) à Canadian Press. “É não só uma quantidade enorme de resíduos como estes são incrivelmente tóxicos – apenas uma beata de cigarro num litro de agua pode envenenar e matar peixes, segundo estudos realizados pela Universidade de San Diego”.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Porque não devemos lançar as beatas para o chão ou para o lixo normal?

Os filtros de cigarro demoram 1 a 5 anos a degradar-se no ambiente, durante este período libertam contaminantes, por isso é importante fazer a recolha e a reciclagem deste material.

Porque se devem reciclar as beatas dos cigarros?

Quando os materiais não são reciclados são encaminhados para aterros sanitários onde ocupam espaço que podia ser utilizado para outros empreendimentos e produz outros efeitos colaterais, como lixiviação de toxinas para o solo e águas subterrâneas. Estes materiais podem ainda ser incinerados, no entanto este processo provoca emissões de dióxido de carbono que tem um impacto negativo sobre o meio ambiente.

Ao reciclar as beatas de cigarro vão evitar-se os aterros e as incineradoras, e vão produzir-se novos materiais

Programa de reciclagem de beatas

No Canadá surgiu um programa-piloto para recolher e reciclar beatas de cigarro – Cigarette Waste Brigade – integra um plano da cidade de Vancouver para tornar a cidade mais sustentável até 2020.

cigarros-reciclagem-noctula

Este programa envolve a recolha de beatas depositadas pelos cidadãos em 110 recipientes. Estes resíduos são depois processados de forma a extrair o acetato de celulose dos filtros, que será utilizado na produção de uma variedade de produtos industriais, por exemplo paletes de transporte, e os restos de tabaco, serão decompostos.

No Brasil existe a Rede Papel Bituca, formada por  ONG’s e Empresas Sociais tem como objetivo principal a consciencialização e a preservação ambiental. Este grupo faz a recolha de beatas de cigarros e encaminha-as para reciclagem, onde ocorre a transformação das mesmas em papel. Este é depois utilizado na confeção de artigos ecológicos, promovendo inclusão social e geração de salários para pessoas menos favorecidas.

Em Portugal ainda não existe um plano de reciclagem de beatas, no entanto, surgiram vários movimentos da sociedade civil para reduzir o impacto deste resíduo. Um desses movimentos é o “Portugal sem beatas“, surgiu da vontade de um grupo de amigos (fumadores e não fumadores), de trazer à consciência dos Portugueses o problema das beatas de cigarro no chão. Este grupo esta a espalhar o conceito do porta-beatas:

cinzeiro-portatil-beata

Também Autarquias, principalmente de zonas do litoral, desenvolveram cinzeiros portáteis para levar para a praia, reduzindo deste modo as beatas deixadas nas praias.

cinzeiro-portatil-praia-beatas

cinzeiro-portatil-praia-beatas-figueira-da-foz

Já conhecias estes cinzeiros portáteis? 🙂

Fontes: Mother Nature NetworkTerraCyclehttp://igreen.blogs.sapo.pt/13078.html

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts