Um passo transformado em energia elétrica

Francisca Palhares, TodosComentários fechados em Um passo transformado em energia elétrica4108

Imagina aproveitar a energia gerada pelo teu caminhar para manter acesas as lâmpadas que iluminam o teu caminho ou até mesmo carregar o telemóvel. Este é o grande objetivo da empresa Pavegen Systems, ao projetar um pavimento baseado em lajes que armazenam a energia aplicada em cada passo e a transforma em energia elétrica.

“Recolher energia elétrica da atividade humana é a derradeira energia renovável” – Stephen Hawking

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Cada laje é constituída por 100% borracha reciclada (face superior) e 80% de materiais reciclados (face inferior). A cada passo este material curva ligeiramente e aenergia cinética (do movimento) será convertida em energia elétrica. A energia gerada por cada passo varia entre 1 a 7 watts e pode ser usada ou armazenada em pequenas baterias embutidas no piso.

energia elétrica caminhar

Esta é uma tecnologia indicada para ambientes urbanos muito movimentados e ao ar livre que para além de bastante resistente, pode ser adaptada ao solo já existente ou utilizada para criar um novo pavimento.

Desde Março de 2014 que existe uma instalação permanente deste pavimento na estação de comboios de Saint Omer, em França. 14 peças retangulares foram instaladas num local por onde passam milhares de pessoas todos os dias. Neste caso, a energia elétrica é aproveitada para iluminação exterior e para carregar dispositivos eletrónicos, a partir de 2 entradas USB convenientemente localizadas perto de bancos onde o utilizador pode aproveitar para se sentar. Para além disso, existe uma tela, dentro da estação, onde podem ler-se mensagens de sensibilização e de informação sobre o uso de energia.

O trabalho da Pavegen pode ser encontrado em muitos locais, como por exemplo num campo de futebol no Rio de Janeiro, em várias escolas ou num aeroporto, entre outros.

Na Maratona de 2013 em Paris (a maior instalação até à data), este projeto foi seguido pela equipa de cientistas que trabalha com Stephen Hawking e, ao todo, os corredores da maratona geraram 4,7 Kw/hora de energia, o suficiente para alimentar uma lâmpada LED durante 40 dias.

energia cinética elétrica espaços públicos

As vantagens do uso desta tecnologia são a redução nos consumos de energia destinados à iluminação exterior em cerca de 30% e o incentivo por parte das comunidades e organizações a envolverem as pessoas diretamente na produção de uma fonte de energia limpa e ilimitada, aproximando-nos cada vez mais do objetivo de sustentabilidade global.

Por isso já sabes, quando vires um pavimento com estas lajes verdes, aproveita para produzir energia e iluminar o teu caminho!

Este artigo foi escrito pela NOCTULER Francisca Palhares!


Fonte: Pavegen Systems

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts