Campo de futebol sustentável: criar energia com o desporto

Ideias Brilhantes, Paulo Santos, Todos, VídeosComments (1)5123

Empresa Pavegen Systems criou um campo de futebol sustentável no Brasil que produz energia elétrica através das corridas dos jogadores.

Numa altura em que se procura, cada vez mais, uma redução na dependência dos combustíveis fósseis e em que se atingem níveis máximos de concentração de CO2, torna-se cada vez mais urgente encontrar formas de obtenção de energia por fontes não poluidoras, diminuindo assim a pegada ecológica humana.

jogar futebol favela rio de janeiro

O engenho humano tem conseguido formas de obtenção de energia das mais diferentes maneiras, como o projeto “Eletricidade através da urina“, o relógio que só precisa de água e terra para dar as horas, e o aproveitamento do vento criado pela passagem do metro. Assim surgem também algumas aplicações da empresa Pavegen Systems, que criou sistemas de obtenção energética através de materiais piezoelétricos, ou seja que utilizam o movimento para gerar energia.

Como funciona?

Os materiais piezoelétricos permitem uma transformação por pressão ou deslocamento. Quando uma pessoa caminha aplica força no chão, conjugando essa força (gravidade) com o deslocamento de 5 mm de uma placa, de cerâmica ou de polímeros, ao ser pisada, esta pode ser transformada em energia elétrica.

A questão que permanece é a mesma que bloqueia a utilização da maioria das tecnologias, os custos por vezes complicam a utilização de novos sistemas de “colheita energética”, pelo baixo retorno que proporcionam, associados ao elevado investimento inicial. Contudo, segundo o fundador Kemball-Cook, os custos associados à aplicação deste sistema não são muito diferentes dos custos de aplicação de outros tipos de pisos, aquando da construção dos edifícios.

construção do campo de futebol sustentável

A quantidade de energia produzida pode ainda ser consultada através de aplicações para smartphones.

Para além da energia obtida em ruas movimentadas e em estações de comboio, a empresa desenvolveu um projeto inovador numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, em parceria com a empresa Shell – um campo de futebol sustentável. Este campo conta com painéis solares e placas de geração de energia, que conjuntamente conseguem carregar as baterias com energia suficiente para 10 horas de luz artificial.

Este projeto foi inaugurado pela lenda do futebol Pele, no dia 10 de setembro de 2014, acompanhando a paixão pelo desporto e dando seguimento ao espírito do Mundial de Futebol realizado poucos meses antes. Espera-se que esta ideia inovadora sirva de inspiração para um desenvolvimento sustentável em benefício, não só de uma comunidade, mas de um bem comum, permitindo atividades ao ar livre e ajudando a preservar o planeta.

campo de futebol sustentável gera energia

A tecnologia da Pavegen não se restringe apenas à geração de energia. Com o recurso à Interface de Programação de Aplicações sem fios (API), as placas podem transmitir energia para endereços da web designados, permitindo a análise de dados em tempo real, representação dos passos ao vivo e com potencial para integrar o sistema em cidades inteligentes.

Este método de aproveitamento energético com várias aplicações, poderia também ser inserido em lances de estrada ou passeios de rua e, quem sabe, até numa passadeira localizada numa avenida movimentada e assim ter um aproveitamento praticamente constante.

E tu, não gostarias de ajudar na iluminação pública e efeitos natalícios enquanto passeias pelas ruas e lojas da cidade?

E que tal uma partidinha de futebol com os amigos à luz das corridas?

Paulo-Santos NOCTULER NOCTULA Channel

Fonte: BBC

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO? TENS QUE LER ESTE LIVRO:

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Se preferires, podes ler o livro em formato PDFwww.noctulastore.com/produto/pdf-como-conseguir-emprego-em-30-dias/

ebook-PDF-como-conseguir-emprego-em-30-dias-600x800

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão! Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

Related Posts