copenhaga rio canais revitalização parque

Oito cidades mostram que é possível despoluir os rios urbanos

Curiosidades, TodosComentários fechados em Oito cidades mostram que é possível despoluir os rios urbanos4589

O crescimento rápido das cidades criou vários problemas ambientais, nomeadamente rios poluídos. A falta de tratamento de esgotos e a libertação de poluentes industriais são os principais culpados desta situação. Mas várias cidades à volta mundo conseguiram despoluir os rios e criar cenários ribeirinhos incríveis, como Paris, Londres e Lisboa, integrando-os com a vertente económica e social das cidades.

Dados da Comissão Mundial de Águas indicam que os 500 maiores rios do planeta enfrentam problemas com poluição, e isso pode causar doenças graves e problemas ambientais.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

1 – Rio Sena, Paris (França)

paris sena despoluir os rios

O rio Sena degradou-se principalmente devido à poluição industrial, situação comum em outros rios europeus, e aos esgotos doméstico.

Devido ao seu estado lastimável, desde a década de 1920 que o Sena era alvo de preocupações ambientais. Mas foi apenas em 1960 que os franceses passaram a investir na reabilitação do local, construindo estações de tratamento de águas residuais. Hoje já existem 30 espécies de peixes no rio, mas o processo para que isso acontecesse foi lento.

O governo criou leis que multam fábricas e empresas que despejarem substâncias nas águas. Além disso, há incentivos para que agricultores que vivem às margens do rio não o poluam.

2 – Rio Tamisa, Londres (Reino Unido)

tamisa big ben despoluir os rios

O Tamisa tem quase 350 km de extensão e um longo histórico de poluição. As águas deixaram de ser consideradas potáveis em 1610, devido à falta de saneamento básico da Inglaterra. Em 1858, reuniões parlamentares foram suspensas por causa do mau cheiro das águas, o que levou os governantes a resgatar a vida do rio.

Na época, foi colocada em prática uma alternativa pouco eficaz, os dejetos passaram a ser despejados depois da cidade, mas no mesmo rio. Foi apenas entre 1964 e 1984 que foram tomadas ações de revitalização do rio: foram criadas duas estações de tratamento de águas residuais com investimentos de 200 milhões de libras. Quinze anos depois, um incinerador passou a dar destino aos sedimentos vindos do tratamento das águas, gerando energia para as duas estações. Dois barcos percorrem o Tamisa de segunda a sexta e retiram 30 toneladas de lixo por dia.

3 – Rio Tejo, Lisboa (Portugal)

padrao-dos-descobrimentos despoluir os rios tejo lisboa

Para despoluir o rio Tejo foram investidos 800 milhões de euros. A revitalização, que se encerrou em 2012, incluiu obras de saneamento e renovação da rede de distribuição de águas e esgotos, visto que os dejetos eram despejados diretamente nas águas do rio. Foram beneficiados com o projeto 3,6 milhões de habitantes.

O Tejo foi despoluído com a criação da Reserva Natural do Estuário do Tejo, em 2000. Depois disso, até golfinhos voltaram a saltar nas águas do rio.

4 – Rio Cheonggyecheon, Seul (Coreia do Sul)

cheonggyecheon cascata despoluir os rios

Os 5,8 km do rio, que corta a grande metrópole de Seul, foram totalmente revitalizados em apenas quatro anos. Depois da reabilitação, o Cheonggyecheon ficou com cascatas, fontes, peixes e até um ponto de encontro para crianças e jovens.

A sua reabilitação começou em julho de 2003, quando o governo da cidade destruiu um enorme viaduto (com cerca de 620 mil toneladas de betão) que ficava sobre o rio, começou um grande projeto de política de transportes públicos e construiu diversos parques, ampliando a quantidade de zonas verdes nas ruas para uma cidade sustentável. O projeto teve um investimento de 370 milhões de dólares.

Com as melhorias ambientais, a temperatura em Seul diminuiu 3,6 °C, além de haver melhorias económicas para a cidade. O rio sul-coreano era responsável pela drenagem das águas da metrópole com mais de 10 milhões de habitantes quando o seu leito se tornou poluído. Hoje, as águas que correm por lá são bombeadas do Rio Han, outro que passou pelo processo de despoluição.

5 – Rio Han, Seul (Coreia do Sul)

rio han seul reabilitação de rios despoluir os rios

Com 514 km de extensão, o rio Han teve um papel fundamental para o desenvolvimento da região, visto que era importante para a agricultura e comércio, além de ajudar na atividade industrial e na geração de energia elétrica. No entanto, o Rio Han sofreu uma grande degradação durante a Segunda Guerra Mundial e Guerra da Coreia, além de receber os esgotos da cidade.

Em 1998, com o plano de Desenvolvimento e Implementação de Gestão da Qualidade da Água, o local mudou o seu destino. Com a revitalização do rio Cheonggyecheon, o rio Han também passou por mudanças, sendo hoje considerado limpo.

6 – Rio Reno, várias cidades da Europa

rio reno suiça reabilitação despoluir os rios

Com cerca de 1,3 mil km de extensão, o rio nasce nos Alpes Suíços e passa por seis países europeus até desaguar no Mar do Norte, na Holanda. Durante muitos anos recebeu poluição, o que o levou a ser conhecido, em 1970, como a cloaca a céu aberto da Europa.

Um dos principais casos de contaminação aconteceu em 1986, quando 20 toneladas de substâncias altamente tóxicas foram despejadas no rio por uma empresa suíça. Com o ocorrido, os governos das cidades por onde passa o Reno reuniram-se e criaram o Programa de Ação para o Reno em 1987, investindo mais de 15 mil milhões de dólares na sua recuperação, que contou com a construção de estações de tratamento de água. O resultado deste programa levou a que 95% dos esgotos das empresas sejam tratados e que existam 63 espécies de peixes.

7 – Rio Cuyahoga, Cleveland (Estados Unidos)

Cuyahoga River Towpath View despoluir os rios

Localizado no Estado de Ohio, o rio Cuyahoga conta com 160 km de extensão, passando pelo Parque Nacional do Vale Cuyahoga e desaguando no Lago Eire. Hoje é parte fundamental do ecossistema da região, sendo lar e fonte de alimento de diversos animais.

Devido à atividade industrial maciça e aos esgotos residenciais da região entre Akron e Cleveland, o rio era bastante poluído. Para piorar a situação, em junho de 1969, uma mancha de óleo e outros produtos químicos incendiaram o rio. Devido a esses fatores, em 1970 foi assinado o Ato Nacional de Proteção Ambiental, que viabilizou a criação do Ato Água Limpa, em 1972, estipulando que todos os rios do país deveriam ser apropriados para a vida aquática e para o lazer humano.

Assim, Cleveland investiu mais de 3,5 mil milhões de dólares para a purificação da água do Cuyahoga e dos seus sistemas de esgotos.

8 – Canais de Copenhaga (Dinamarca)

copenhaga rio canais revitalização parque despoluir os rios

A capital dinamarquesa é conhecida como referência na área da conservação ambiental. Mas nem sempre foi assim. O sistema de condutas que levava a água da chuva para os rios e canais muitas vezes misturava-se com a rede de esgotos, transportando os dejetos para as águas. Além disso, a beira rio era uma área industrial, o que fazia com que boa parte do lixo da região fosse para os canais e rios.

Foi em 1991 que surgiu o plano para despoluir os rios e remover a área industrial da zona ribeirinha. Assim, a rede das águas da chuva foi reconstruída, reservatórios de água foram estabelecidos em pontos estratégicos da cidade para que a água da chuva se armazenasse em caso de tempestade e a rede de esgotos foi melhorada. O lixo passou a ser reciclado e incinerado.

Estes são apenas alguns exemplos de que é possível regenerar a vida dos rios e melhorar o ambiente ao seu redor. Uma das técnicas aplicadas para despoluir os rios pode ser a criação ilhas artificiais para purificar a água dos rios.

Conhece o projeto de recuperação da conectividade fluvial e da qualidade ecológica da ribeira de Santa Natália que a NOCTULA – Consutores em Ambiente desenvolveu.

Fonte: Exame

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts