Conhecido como o “rio das cinco cores”, “rio que escapou do paraíso”, “arco-íris derretido” e até como “rio mais bonito do mundo”, o rio colombiano Caño Cristales, no curto período entre setembro de novembro de todos os anos, transforma-se numa maravilha natural, cheia de vida e, principalmente, de cores.
Caño Cristales, que em português significa “Bica de Cristais”, é um rio colombiano localizado num Parque Natural, que nasce no planalto sul da Serrania de La Macarena, em Meta. Chamam-lhe “Rio das cinco cores” (amarelo, azul, verde, vermelho e preto) porque as suas águas transparentes revelam várias algas vermelhas e verdes, areia amarela, reflexo do azul do céu na água e as rochas negras.
O Caño Cristales não é um rio muito largo nem com muito caudal, por isso é chamado de “canal”. Não excede os 20 metros, na sua parte mais ampla, e o seu comprimento é de apenas 100 quilómetros.




Fotografias: Fotografía de Caño Cristales, crédito: Fotur / Mario Carvajal, fotógrafo colombiano (cc) 2015




