O Dr. João Pedro Gomes Gaspar, responsável pela área de Servidões e Património do Grupo REN, fez parte do painel de oradores da Conferência COMUNICA 2016 – Comunicação na área do Ambiente, com a apresentação do tema “Gestão de vegetação nas faixas de servidão das redes de transporte de eletricidade – Uma mudança de paradigma”.
Licenciado em Engenharia dos Recursos Florestais, executive MBA em Gestão de Negócios e pós-graduado em “Direito Empresarial”, o Dr. João Pedro Gaspar, está desde o inicio da sua carreira ligado ao Grupo REN. Exercendo inicialmente funções na área da engenharia florestal, com responsabilidade na área das indemnizações e expropriações e ambiente, passou depois para a coordenação do grupo de trabalho de qualidade da área dos sistemas de gestão, até ao cargo que exerce atualmente de Responsável de Servidões e Património do Grupo REN.
A REN – Redes Energéticas Nacionais atua em duas grandes áreas de negócio:
– O transporte de eletricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Elétrico Nacional;
– O transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural, garantindo a receção, armazenamento e regaseificação de GNL, bem como o armazenamento subterrâneo de gás natural.
Na qualidade de concessionária da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade, a REN, tem como missão garantir o fornecimento ininterrupto de eletricidade, ao menor custo, satisfazendo critérios de qualidade e de segurança.
Para garantir as condições de segurança das infraestruturas energéticas e para dar resposta à legislação em vigor, nomeadamente a relacionada com o Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a REN está a promover uma abordagem mais ativa na gestão das faixas de proteção/servidão, através de um de um projeto de reflorestação que está a ser desenvolvido por todo o país. É sobre esta abordagem que incidiu a apresentação do Dr. João Gaspar, durante a Conferência COMUNICA 2016, no dia 03 de novembro, no auditório do ISCAP, no Porto.
O objetivo das ações passa por potenciar a sua utilidade para melhorar e maximizar os serviços prestados aos ecossistemas, à biodiversidade e sustentabilidade, numa lógica de gestão multifuncional destas áreas, transformando-as em parte integrante da rede de infraestruturas verdes.
Com este projeto de reflorestação a REN está a promover um ecossistema sustentável e incentivar uma intervenção mais activa dos proprietários nos seus terrenos, o que, por sua vez, irá resultar numa melhor gestão das faixas, na prevenção de incêndios e na criação de valor económico para os proprietários dos terrenos.
Entre 2010 e 2015, na sua contribuição para a recuperação da floresta autóctone em Portugal, já foram plantadas 535.000 árvores, esperando-se atingir entre 2018 e 2019 um milhão de árvores.
De acordo com João Gaspar, orador da COMUNICA 2016, cerca de 50% das faixas de servidão estão inseridas em espaços florestais.
Além da valorização da paisagem a plantação de árvores autóctones permite uma maior rentabilização da exploração dos solos; co-responsabilização dos proprietários; redução dos custos de manutenção: diminuição do risco de incêndio; melhor aceitação dos proprietários; compatibilização da vegetação com a presença da linha e aumento da compatibilização da vegetação com a presença da linha.
A REN é também membro do Movimento ECO – Empresas Contra os Fogos, um movimento da sociedade civil, com o apoio do governo, que conta com o envolvimento de várias empresas portuguesas e que tem como objectivo potenciar a prevenção dos incêndios florestais e sensibilizar a opinião pública para os comportamentos de risco.
Esta abordagem ambiental e de sustentabilidade que a REN está a abordar, demonstra o quão importante é, a elaboração de uma boa estratégia de comunicação para que se possa sensibilizar e cativar a população. Comunicar projetos neste âmbito é desafiante pois envolve questões sociais e humanas, sendo assim, importante delinear uma boa estratégia para que o objetivo principal da ação seja cumprido.
As empresas presentes na COMUNICA 2016 foram:
REN – Redes Energéticas Nacionais,
NOCTULA – Consultores em Ambiente,
LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto,
EDP – Energias de Portugal,
Primeira Imagem – Consultores de Comunicação,
Veja aqui como correu a COMUNICA 2016: http://noctulachannel.com/comunica-2016-comunicacao-na-area-do-ambiente-um-sucesso/.
Qualquer questão, contacte info@noctulachannel.com
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!