lâmpada fluorescente

O que fazer quando se parte uma lâmpada?

Como fazer, TodosComentários fechados em O que fazer quando se parte uma lâmpada?260

Baixar o consumo de energia é um dos pontos fundamentais para a sustentabilidade do planeta. As lâmpadas fluorescentes (da fotografia em baixo), conhecidas também como lâmpadas de baixo consumo, são indicadas por serem mais económicas energeticamente. No entanto, quando se partem, tornam-se perigosas devido aos vapores tóxicos do mercúrio.

De acordo com o Ministério da Saúde Britânico, o mercúrio pode causar diversos danos à saúde e ao meio ambiente. Entre os os problemas de saúde conhecidos, podem nomear-se: enxaqueca, desorientação, problemas de pele, desequilíbrios, alergias, e outras doenças graves se for tocado e/ou inalado.

lâmpada de mercúrio

O que deves fazer quando uma lâmpada se parte:

– Primeiro, sai do espaço onde a lâmpada se partiu durante pelo menos 30 minutos, por causa dos vapores tóxicos do mercúrio que se espalham pelo ar.

Desliga o ar condicionado ou ventilador, e abre as janelas antes de limpares.

– Nem penses em usar o aspirador para apanhar os restos da lâmpada partida. A contaminação espalhar-se-á pelas outras divisões da casa quando estiveres a usar o aspirador.

lâmpada fluorescente económica

– Se tiveres uma máscara descartável, usa-a para evitar a inalação do mercúrio.

– Usa luvas de borracha para apanhar cuidadosamente os cacos da lâmpada partida e embrulha-os num pano, nunca uses jornal.

– Em superfícies duras utiliza um pano húmido para limpar. Em alcatifas ou tapetes, usa fita adesiva para agarrar o pó da lâmpada, não uses um pano húmido.

– Coloca o pano com os cacos dentro de um saco de plástico, assim como as luvas e todos os materiais que tenhas usado. Fecha o saco de plástico.

– Coloca os resíduos num local adequado, como um centro de recepção de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos), ou depositado nos contentores específicos para lâmpadas (partidas ou apenas fundidas), existentes em alguns centros comerciais.

Em relação às lâmpadas incandescentes (as antigas), podem colocar-se no lixo normal. Se preferires, podes transformar estas lâmpadas usadas num micro-jardim.

minijardim dentro de uma lâmpada

Fonte: Green Nation

Related Posts