6 dicas de produtividade para estudantes

2019, Carlos Vieira, Curiosidades, Todos, UAU!Comentários fechados em 6 dicas de produtividade para estudantes242

Todos nós queremos ser mais produtivos, não é verdade? E, nos dias que correm, com toda a tecnologia que temos à nossa disposição esperamos que a vida, o trabalho e os estudos se tornem mais fáceis, mas nem sempre é isso que acontece. E por isso, às vezes temos que nos alhear um pouco das novas tecnologias, das apps e tudo o mais e avaliar o que realmente nos está a ajudar a ser mais produtivos e a alcançar as coisas que queremos alcançar, e o que nos está a bloquear ou a atrasar.

Para aumentarmos a nossa produtividade é importante sabermos como o cérebro funciona. Por exemplo, quando nos esforçamos para sermos mais produtivos, não podemos ignorar o fato de que o nosso cérebro precisa descansar e fazer pausas. E assim sendo, neste artigo irei abordar algumas dicas de produtividade para estudantes, baseadas nos conhecimentos atuais de como o cérebro funciona melhor:

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

1) Dormir 7-8 horas por noite

Em 2017, pesquisadores do Brain and Mind Institute realizaram o maior estudo do mundo sobre o sono e descobriram que as pessoas que dormem sete a oito horas por noite têm melhor desempenho cognitivo do que aquelas que dormem menos ou mais.

“Descobrimos que a quantidade ideal de sono para manter o seu cérebro com o melhor desempenho é de sete a oito horas por noite. Isso corresponde ao que os médicos dirão que você precisa para manter o seu corpo em boa forma. Também descobrimos que as pessoas que dormiram mais do que sete a oito horas por noite saíram tão prejudicadas como as que dormiram muito pouco”, revelou Conor Wild, o principal autor do estudo.

2) Parar de procrastinar

Precisas de fazer um trabalho escolar ou estudar para um exame, mas estás sempre a inventar coisas para fazer antes de te agarrares aos livros?

Isso é um sinal de procrastinação e pode também ser um sinal de que algo mais profundo se está a passar. Em vez de pensares que isso é somente um mau hábito, é preciso olhar para as verdadeiras causas.

Talvez não te consideres bom o suficiente para dominar a matéria, talvez estejas com medo de chumbar no exame, talvez penses que vais ter pior nota que os teus melhores amigos da turma, enfim o rol de desculpas pode ser interminável, mas a verdade é que procrastinar impede que uses o teu tempo de forma mais produtiva.

Além disso, a procrastinação crónica tem sido associada a taxas mais altas de depressão, abuso de substâncias, fobias e outros problemas. Se tens por hábito adiar o estudo ou os trabalhos até ao último dia, poderás mudar o cenário e conseguir superar a procrastinação observando e lidando com as verdadeiras causas.

3) Fazer exercício físico antes de estudar

Parte de sermos mais produtivos quando estamos a estudar passa por aprendermos de forma mais eficiente. Precisamos de ser hábeis em codificar novas informações para que possamos adquirir novos conhecimentos. Uma maneira de fazer isso é praticar atividade física na hora certa.

Um novo estudo sugere que o exercício, que estimula a neurogênese, deve ser praticado antes de um novo aprendizado para melhorar a nossa memorização/retenção de informação.

Para os estudantes, isso significa por exemplo fazer uma corrida antes do período de estudo, e não depois.

4) Não planear as pausas no estudo

Planear antecipadamente as pausas durante o período de estudo pode até melhorar a produtividade para alguns estudantes. Mas, se estiveres focado e ser ultra produtivo não interrompas o estudo só porque está na hora da pausa planeada.

Em vez de planeares as pausas arbitrariamente, monitoriza os teus níveis de energia e faz as pausas quando realmente precisares de descansar.

Além disso, deves também ter em atenção a forma como gastas o tempo de descanso. Se estiveres a desperdiçar as tuas pausas ou a gastá-las com algo que drena a tua energia e foco, podes estar a prejudicar-te a ti próprio e aos teus estudos.

5) Não ter medo de experimentar novas ferramentas de produtividade

O cérebro gosta tanto de familiaridade quanto de variedade e novidade. Mas, se estás a pensar em adotar uma nova app ou ferramenta de produtividade, verifica se não estás a alterar os teus hábitos de forma tão radical que acabas por diminuir a tua produtividade, porque estás a gastar muito tempo e energia no processo de adaptação.

Então a ideia é fazer transições inteligentes da tecnologia antiga para nova tecnologia, procurando entender ao máximo sobre a nova ferramenta e se poderá ou não ser útil para ti.

6) Identificar e ter sempre em mente o teu propósito maior

Muitas vezes, estamos tão envolvidos nas tarefas do dia a dia que esquecemos o nosso propósito maior. Por isso, é tão importante identificar e ter sempre em mente o nosso propósito maior. Porque é que tens de estudar ou fazer aquele trabalho ou relatório? Para quê? Qual é o objetivo de tudo isso?

Com o quadro geral em mente certamente ficarás com mais motivação para te dedicares aos estudos e ao que precisa ser feito.


Este texto foi escrito pelo Carlos Vieira, gestor de conteúdos do site cursosformacaogratis.com, focado na divulgação de formações gratuitas em Portugal.

Ser NOCTULER significa acreditar que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo.

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com.


Fontes: Medicalxpress, Open Colleges

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts