5 coisas que deve parar de fazer para ser mais produtivo

2020, Carlos Vieira, Como fazer, Curiosidades, TodosComentários fechados em 5 coisas que deve parar de fazer para ser mais produtivo472

Ser mais produtivo é nos dias de hoje obrigatório em qualquer trabalho, e por isso, muitas pessoas lêem livros, fazem cursos, ouvem podcasts e várias outras coisas para aprender a gerir melhor o tempo, de modo a produzir mais e melhor.

Mas, e se algumas das nossas crenças comuns sobre produtividade forem uma total perda de tempo?

A verdade é que muitas pessoas apegam-se a falsas crenças de produtividade. Por exemplo, pensar que “leva muito tempo” para treinar alguém para que possa delegar tarefas ou que multitasking aumenta a produtividade, na verdade, apenas leva à frustração e a resultados indesejáveis.

Mas, continue a ler este artigo porque irá ficar a conhecer algumas crenças comuns que podem estar a prejudicar a sua capacidade de fazer as coisas da maneira mais eficaz.

Pare de fazer as coisas mais fáceis em primeiro lugar (Em vez disso: delegue ou elimine as tarefas não essenciais)

É um conselho muito comum: na sua lista de tarefas deve colocar em primeiro lugar as tarefas que podem ser executadas rapidamente. Dessa forma, irá sentir uma sensação de realização e ganhará impulso. E se são tarefas que somente podem ser realizadas por você, pode até não ser um mau conselho. No entanto, não deve criar trabalho para si mesmo, nem assumir tarefas que deveria delegar, somente para sentir o prazer de poder riscar algumas linhas da sua lista de tarefas.

A perda de produtividade é ainda maior se se concentrar nessas tarefas não essenciais durante um dos seus períodos de pico de energia. Antes de colocar algo na sua lista de tarefas ou agenda, em primeiro lugar verifique se é algo que realmente deveria fazer.

– Pare de forçar a si mesmo para acordar super cedo (Em vez disso: alinhe-se com o seu relógio biológico natural para trabalhar no melhor momento)

Se tem por hábito ficar acordado até um pouco mais tarde à noite, forçar-se a acordar mais cedo pode ter um efeito prejudicial. Cada um de nós tem um ritmo circadiano natural que seria difícil mudar de maneira significativa, e felizmente, isso não é sequer necessário.

Ao invés, deve aprender a trabalhar com o seu “relógio biológico” natural para otimizar a sua produtividade e tirar proveito dos seus picos de energia ao longo do dia, independentemente de quando eles ocorrem.

– Pare de fazer pausas arbitrárias (Em vez disso: preste atenção aos seus níveis de energia)

Planear pausas arbitrárias durante o dia de trabalho pode até ser um impulsionador de produtividade para algumas pessoas. Mas, se estiver focado e sendo ultra produtivo não interrompa o que está a fazer só porque está na hora da pausa. Em vez de planear pausas arbitrárias, fique atento aos seus níveis de energia e faça as pausas quando realmente precisar de descansar. Irá encontrar padrões ao longo do dia que irão indicar-lhe quando precisa de uma pausa.

Além disso, pense em como vai passar esse intervalo. Se estiver a desperdiçar as suas pausas ou a gastá-las fazendo algo que drena a sua energia e foco, pode estar a prejudicar-se. Em vez de conversar com alguém que esgota as suas energias, encontre atividades que realmente permitem que o seu cérebro descanse ou que lhe dêem mais energia.

– Pare de evitar os problemas e ignorar as irritações (Em vez disso: lide com os problemas antes que eles se transformem num problema ainda maior)

“Não se preocupe com as pequenas coisas” – é um mantra comum usado para ignorar sentimentos negativos sobre tudo, desde fontes de preocupação até negligências profissionais. A implicação é que, ao deixar que as “pequenas coisas” nos incomodem, estamos a perder o nosso foco ou margem produtiva.


Este texto foi escrito pelo Carlos Vieira, é gestor de conteúdos do website cursosfinanciados.pt, focado na divulgação de cursos financiados em Portugal.

Ser NOCTULER significa acreditar que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo.

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com.

PARCERIAS

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts