Ler 100 livros num ano? Talvez não… ou talvez sim!

2020, Como fazer, Curiosidades, Ideias Brilhantes, Leitura, Livros, Todos, UAU!Comentários fechados em Ler 100 livros num ano? Talvez não… ou talvez sim!486

Uma das melhores formas de evoluir diariamente, seja a nível pessoal ou profissional, é através da leitura. Contudo, nem sempre é fácil encontrar livros que nos prendam a leitura do inicio ao fim e também nem sempre é fácil descobrir autores que saibam captar a nossa atenção.

Claro que, como se costuma dizer, gostos não se discutem e por isso os géneros literários variam muito de pessoa para pessoa e pode ainda depender da fase, pessoal ou profissional, em que a cada pessoa se encontra.


… da criação do próprio emprego à transformação de tudo em negócios escaláveis!

Vais gostar dos livros “A Ave Rara…

pack-2-livros-A-Ave-Rara_quadrado

Vê aqui alguns vídeos do autor:

www.silva-santos.com


No entanto, com toda a certeza, haverá sempre livros que por um motivo ou por outro, nos inspiram e nos motivam a melhorar a nossa vida pessoal e profissional.

Sejam livros biográficos de pessoas que nos inspiram com as suas histórias de vida, sejam livros que nos façam adquirir novas competências profissionais, ou simplesmente livros que nos façam rir ou que nos contem histórias com que nos identificamos, cada um, de uma forma ou de outra, acrescenta valor e conhecimento à nossa vida.

Por isso, desafiamos-te a fazer uma reflexão rápida… quantos livros achas que consegues ler num mês? E num ano?

Se te propuseres a ler 100 livros por ano? Parece-te muito?

Podes estar a pensar: “isso depende do tempo que tenho e depende também da minha situação profissional e familiar. Por muito que goste de ler, há diversas condicionantes que podem interferir no tempo que efetivamente tenho disponível para me dedicar à leitura”.

Claro que sim e não existe um segredo ou uma fórmula mágica para se conseguir ler 100 livros num ano, contudo há uma série de hábitos e “truques” que podes adotar e que te podem ajudar a atingir esse objetivo. 🙂


Muito rapidamente vamos fazer as contas:

100 livros x 50 mil palavras/livro* = 5 milhões de palavras
5 milhões de palavras/400 palavras por minuto** = 12,5 mil minutos
12,5 mil minutos/60 minutos por hora = 208 horas

*200 páginas por livro
**um leitor médio lê 300/400 palavras por minuto

Para ler 100 livros são necessárias 208 horas. Um ano comum (365 dias) tem 8760 horas. Independentemente da velocidade de leitura de cada pessoa, 100 livros parece ser uma média razoável, não achas?

Na verdade, com a prática, ler uma centena, ou mais, de títulos por ano pode não ser assim tão complicado. Por isso, deixamos-te aqui algumas dicas que te podem ajudar:

1 – Lê livros que realmente te interessam

Quando pegares num livro pergunta-te se vale a pena e se o tema do livro te interessa. Encontra livros que despertem a tua curiosidade, isso vai dar-te motivação extra para quereres continuar a ler.

Ler livros que nos interessam é meio caminho andado para que aquele gostinho pela leitura apareça e nunca mais vá embora.

2- Reduz as distrações

Apesar de termos constantemente coisas para fazer, quando te decidires a pegar num livro, tenta reduzir as possíveis distrações ao máximo.

Na hora da leitura, só há espaço para duas coisas: tu e o livro!

3 – Cria um hábito ou uma rotina de leitura

Um bom hábito que podemos adquirir quando nos propomos a ler um livro é definir uma hora da leitura e encontrar um cantinho confortável e sossegado.

Todos os bons hábitos viciam, certo?

4- Anda com o livro para todo lado… todos os minutos são valiosos

Tens 15 minutos na fila do banco ou das finanças? Lê!

Passas meia hora no autocarro, no metro ou no comboio? Lê!

Tens meia hora livre na tua hora de almoço? Lê!

Todos os minutos são bons para pôr a leitura em dia.

5 – Faz a tua própria pesquisa literária

  1. Procura blogues literários (o blog WOOKacontece é uma excelente opção);
  2. Junta-te a um clube de leitura;
  3. Ouve podcasts (aproveita para dar uma vista de olhos pelos podcasts do Pedro Silva-Santos);
  4. Procura recomendações (Bill Gates por exemplo, tem sempre as suas sugestões).

6 – Aponta os livros que já leste

Aponta o título e autor dos livros que já leste. No final do ano, é gratificante ver a lista a aumentar. Para além disso, ainda podes fazer recomendações a amigos e familiares. Uma ferramenta bastante útil que podes usar é o Good Reads.

7 – Compromete-te com o livro 

Estabelecer um prazo para ler um livro é uma excelente dica para nos mantermos focados e motivados.

8 – Quantidade vs qualidade

Quantidade e qualidade não têm de estar necessariamente em lados opostos. Há livros com 100 ou menos páginas que podem ser bastante instrutivos e interessantes (vê esta seleção da WOOK).

9 – Ler 2 livros por semana é muito?

Um ano tem 52 semanas, para alcançar a meta de 100 livros por ano, precisas de ler em média, dois livros por semana. Claro que há livros de 80 páginas e outros de 800, por isso para equilibrar, dedica-te por duas semanas a ler um livro maior e reserva o resto do tempo do mês para ler obras mais pequenas.

10 – Livros em papel | eBooks | Audiobooks

Se o teu objetivo é ler mais, não precisas de ser muito exigente. Claro que é sempre preferível ter o livro em papel, mas hoje em dia há várias formas de ler um bom livro. Atualmente podes optar por ler livros em formatos ePUB (electronic publication) ou em versão PDF, no teu telemóvel ou tablet. Podes ainda ouvir audiobooks, no site da Wook.pt, podes encontrar uma lista de títulos disponíveis. Na site da Audible (uma empresa que pertence à Amazon), também encontras alguns títulos interessantes.

O que achastes destas dicas? 🙂


Artigos que te podem interessar:

  1. 10 livros inspiradores que vão mudar a tua vida
  2. Livros inspiradores, procuram-se!

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.


Fontes: WOOKacontece

Foto de destaque: Pexels

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts