Torre de Pisa inclinação

Porque é que a Torre de Pisa é inclinada?

Curiosidades, TodosComentários fechados em Porque é que a Torre de Pisa é inclinada?4472

A Torre de Pisa, em Itália, é uma construção muito famosa. Grande parte da sua fama deve-se ao facto de ser uma construção bastante inclinada. O que poucos conhecem é o real motivo dessa inclinação, que não tem nada de simbólico ou poético.

Na verdade, a Torre de Pisa ficou inclinada porque os terrenos daquela zona são muito instáveis e a fundação do edifício foi mal planeada.


Pretendes criar o teu próprio emprego?

Vais gostar do livro “A Ave Rara… de empregado frustrado a criador do seu próprio emprego!

Vê aqui alguns vídeos do autor:

www.silva-santos.com


Na época da sua construção, em meados do século XII, talvez não existisse a possibilidade de fazer a sondagem do solo, que é um recurso atualmente disponível para descobrir a que profundidade se encontra a terra mais firme, e assim fazer fundações que atinjam esse nível, criando mais estabilidade, ou então evitando fazer muitos andares para que a construção não fique pesada.

Torre de Pisa explicação

Quanto mais alto é um prédio, maior é o risco de queda, pois é maior a probabilidade de rutura. Em termos físicos, podemos comparar essa situação com a diferença entre partir um ramo de uma árvore fino e comprido ou um mais curto, o mais curto é mais difícil de partir.

Ainda durante a execução do terceiro andar da Torre de Pisa, os engenheiros notaram que ela começou a inclinar. Para tentar remediar a situação, começaram a construir paredes um pouco mais altas no lado que estava mais baixo, para compensar a diferença visualmente. Mas foi um grande erro, pois ao fazer isso, um dos lados ficou mais pesado do que o outro, fazendo com que ele afundasse ainda mais.

Ao longo dos anos, a Torre de Pisa continuou a cair aos poucos até atingir uma inclinação perigosa e ser fechada ao público. Nos anos 90 do século passado, o edifício foi submetido a uma obra que conseguiu reverter a inclinação em 40 centímetros. Durante a intervenção, foi retirada um pouco da terra no lado mais firme, e reforçada a fundação com placas de chumbo, para torre parar de se movimentar.

Fonte: Dicas de Arquitetura

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts