Criado pela empresa Mojoptix através de uma impressora 3D, o Digital Sundial é um relógio solar completamente diferente de todos os relógios de sol criados nos últimos milénios, a sua sombra projeta as horas como se fosse um relógio digital.

Este relógio não tem bateria, motor nem componentes eletrónicos. É simplesmente um “espéculo de sombras” muito elaborado. A forma deste relógio solar foi matematicamente projetada para permitir que apenas passem os raios solares certos, no momento e ângulo certos. Isto permite exibir o horário real, com os dígitos iluminados pelo sol dentro da sombra do relógio.

O tempo é marcado de 20 em 20 minutos, das 10h às 16h. Isso acontece porque o relógio trabalha com ângulos muito sensíveis para conseguir exibir os “dígitos”.
Se tens uma impressora 3D, podes fazer o download do projeto e criar o teu Digital Sundial! Se não tiveres, podes encomendá-lo no Etsy.


A tecnologia de impressão em 3D está em franca expansão e as aplicações são infinitas! Esta tecnologia já foi inclusivamente utilizada para fazer uma “armadura” para imobilizar o braço, quando este sofre uma fratura, e até um carro em menos de 48 horas.

Outro exemplo de aplicação desta técnica na área da construção civil é a impressora 3D que ergueu uma casa com materiais orgânicos, inspirada na vespa de oleiro, um inseto que constrói o seu ninho depositando camadas de lama uma em cima da outra. Ainda na área da construção, uma empresa está a construir uma ponte na Holanda com uma impressora 3D.

Fontes: Engenharia é, HypeScience
