Ir de bicicleta de Lisboa até às praias da Costa da Caparica, diretamente pela Ponte 25 de Abril, ainda não é possível. No entanto, é isso mesmo que António Santos, fundador da Alma Lisboa, quer mudar.
A ideia surgiu quando António ouviu um orador numa conferência dizer que Lisboa era uma cidade muito bonita e, no entanto, manifestar a sua “perplexidade pelo facto de ter uma ponte tão bonita como a Ponte 25 de Abril e que não tinha nem ciclovia nem passagem pedonal”.
Conhece a Ecopista do Dão, que já ganhou um prémio europeu.
Como maneira de fortalecer a sua ideia, António refere a Ponte Golden Gate, o sítio mais visitado da cidade americana São Francisco, como exemplo a seguir pela cidade de Lisboa.
O vereador de mobilidade da Câmara Municipal de Almada, Rui Martins, diz que simpatiza com a ideia, mas a iniciativa tem de ser ponderada. “Percebemos a atratividade da questão, mas também achamos que, se queremos a bicicleta como elemento central da mobilidade urbana, isso passa, não pela utilização de uma ciclovia na ponte, mas pela utilização dos transportes públicos”, concluiu.
Um dos entraves para o avanço da ideia é o seu custo – estimado entre os €7 e €8 milhões. O outro é a forma como as bicicletas e as pessoas chegariam ao tabuleiro da ponte, da parte de Lisboa. Para resolver este problema, António sugere a construção de um elevador num dos pilares.
Em 2016, a Ponte 25 de Abril comemora 50 anos. Será que a Alma Lisboa consegue garantir a unanimidade entre as câmaras municipais de Almada e Lisboa, e a Lusoponte, gestora da Ponte 25 de Abril, antes dessa data comemorativa?
Se gostavas de ver este projeto andar para a frente assina a petição aqui.
Gostavas de ir até à Caparica de bicicleta e pela ponte? 🙂
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!