NOCTULA Channel em Paris, a cidade das luzes sustentável

Curiosidades, TodosComentários fechados em NOCTULA Channel em Paris, a cidade das luzes sustentável5010

Paris, uma das grandes capitais europeias, tem quase 12 milhões de habitantes (Grande Paris) e 30 milhões de visitantes por ano. Como é que uma cidade tão grande e com tantas pessoas consegue ser sustentável? Tem que ser sustentável!

Assim que chegámos à cidade das luzes fomos ao hotel deixar as malas e seguimos para a Torre Eiffel! Esta torre de ferro foi construída para a Expo 1889 mas continua a impressionar todos os turistas que visitam Paris.

Na base da torre as pessoas juntam-se a tirar fotografias para colocar no Facebook e no Instagram. Mesmo ao lado de um dos “pés” da torre encontra-se um quiosque que se distingue pelos painéis solares.

torre eiffel paineis solares

O 1º andar da Torre Eiffel estava em obras, na altura não percebemos o que estavam a fazer e então fomos pesquisar…

Este monumento está a sofrer obras de renovação para se tornar mais sustentável. Vários sistemas solares, hidráulicos e eólicos vão permitir aproveitar os recursos naturais e diminuir a pegada ecológica do espaço.

A iluminação da Torre Eiffel vai ainda passar a ser feita com luzes LED e as águas da chuva vão ser recolhidas e aproveitadas.

torre-eiffel

torre-eiffel

Na altura em que visitámos a cidade ainda havia algum ambiente natalício. E, tal como no resto do mundo, durante a época do Natal, em Paris são geradas grandes quantidades de resíduos num curto espaço de tempo.

Isto acontece porque aumenta o consumo com as prendas de natal e portanto as embalagens e os embrulhos que depois deitamos no lixo aumentam também, e os pinheiros ou árvores de Natal são outra fonte de resíduos importante.

Para resolver a situação dos pinheiros abandonados pelas ruas e caixotes do lixo, a Cidade de Paris criou um programa de recolha e reciclagem destas árvores.

pinheiros natal paris

Logo no primeiro ano do programa (2010/2011), foram entregues e recicladas 29.000 árvores em 95 pontos de recolha, na época seguinte 37.000, e 39.000 em 2012-2013. Em 2014, uma centena de pontos de recolha estiveram disponíveis nos jardins de Paris para os habitantes depositarem as suas árvores.

Esta operação tem como objetivo promover a valorização de resíduos verdes, e especialmente, para incentivar os parisienses a não abandonarem a sua árvore no meio da rua. As árvores são trituradas e esse material é aproveitado para cobrir os canteiros dos vastos jardins da cidade e ainda produzir composto, que melhora a qualidade dos solos.

As zonas verdes nas cidades são muito importantes para manter a qualidade do ar, e os parisienses têm noção disso, pois existem jardins e parques espalhados por toda a cidade, ao todo são 450 zonas verdesOs parques são intensamente aproveitados pela população e fazem parte do dia-a-dia dos parisienses.

No entanto, os jardins desta cidade não são apenas apreciados pelas pessoas, são largamente povoados por mamíferos urbanos, como raposas, morcegos, esquilos, toupeiras, coelhos, entre outros.

mamíferos jardins paris parques animais

Outra passagem obrigatória é a Pont des Arts sobre o Rio Sena, e nós também não podíamos deixar de a visitar. Esta ponte tem a particularidade, tal como muitas outras por Paris e pelo mundo, de estar cheia de cadeados deixados pelos turistas, normalmente como declaração de amor.

ponte des arts paris cadeados

Ponte des Arts

Segundo a tradição, depois de trancar o cadeado a chave deve ser lançada ao rio como símbolo de amor eterno. As autoridades francesas estimam que pelo menos 700.000 cadeados estão presos a pontes em Paris.

Achas que isto é um ato de amor ou vandalismo?

Fontes: Green Savers, Conexão Paris, ParisInfo, UOL

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts