networking

Networking – Como NÃO te deves apresentar

Como vencer, TodosComentários fechados em Networking – Como NÃO te deves apresentar11230

Fazer networking, ou seja, criar uma rede de contactos, é uma das competências mais difíceis que terás que aprender no mundo dos negócios. Pode ser uma experiência estranha, ter a atenção de um grupo de estranhos e tentar criar uma boa primeira impressão.

É um momento importante, uma vez que a pessoa que estás a conhecer pode ajudar a impulsionar ou a destruir a tua carreira. Se causares boa impressão, essa pessoa pode falar de ti ao teu próximo grande cliente ou ter a influência para te ajudar a obter o teu próximo grande contrato. Por outro lado, se agires como um idiota, podes afastar alguém que poderia ter sido um grande contacto.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

networking como me devo apresentar

Se queres evitar parecer um idiota, EVITA ser “esta pessoa” quando te apresentares:

Conta-gotas de nomes: Esta pessoa apresenta-se dizendo quem conhece, com quem já trabalhou, etc… Tens que te apresentar a ti e não a outras pessoas.

Atirador de cartões: Um cartão-de-visita não é uma introdução. “Atirar” um cartão a uma pessoa, ou pior, ao maior número de pessoas possível, é a pior introdução que podes fazer.

Doador de pares de cartões: Dar dois cartões para incentivar a outra pessoa a enviar uma referência é presunçoso, a menos que a pessoa peça outro cartão.

Homem sem controlo: Assim que começa a falar, fica demasiado entusiasmado e começa a contar a história da sua vida, esquecendo-se de dizer quem é…

Fala barato: Aquela pessoa que conta a história toda da empresa ou da sua carreira profissional, todos os graus de educação ou distinções. “Menos é mais.”

Mão frouxa: Um aperto de mão frouxo pode ser desmotivante quando te introduzes. Pratica um aperto de mão firme (mas não esmagador) para transmitir confiança.

Bala de canhão:  Provavelmente o oposto à Mão Frouxa é a Bala de Canhão – a pessoa que é tão confiante de que vai forçar a sua entrada em qualquer situação ou conversa sem ser convidado. Se queres juntar-te a uma conversa, espera ser reconhecido antes de intervir.

Zombie Digital: Aquela pessoa que está tão absorvida com o seu telemóvel que não presta atenção a nada. Se fores a um evento de networking tenta perceber quem é quem, e com quem poderás ter interesse em falar.

aperto de mão networking

Como DEVES apresentar-te num evento de networking:

Em vez de dizeres simplesmente o que fazes, explica em que ajudas as outras pessoas. Por exemplo: “Chamo-me João e ajudo as empresas a identificar e a utilizar os seus indicadores de desempenho da melhor forma”.

Deste modo, consegues dizer quem és, o que fazes e, o mais importante, se consegues ou não ajudar aquela pessoa ou alguém que ela conheça.

Fonte: Este artigo é uma tradução do artigo escrito por Bernard Marrinfluencer no LinkedIn.


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts