O fundo do mar, para além de ter muitas paisagens naturais para explorar, tem também vários destroços deixados por navios. Mas o que vais ver neste artigo é diferente, o Museo Atlantico tem várias estátuas colocadas de propósito para mergulhadores visitarem, é um museu submerso.
As obras que se podem ver neste museu debaixo de água são uma criação do artista Jason deCaires Taylor, conhecido dos seus trabalhos que interagem com o público.



A exposição foca-se no dilema dos refugiados, usando instalações de estátuas hiper-realistas e em tamanho real de pessoas para retratar o problema.
Na obra conhecida como “Rubicão”, 35 estátuas parecem caminhar em direção a um portão, enquanto a instalação intitulada “A jangada de Lampedusa” lança um olhar ainda mais próximo sobre a crise humanitária que assola a Síria ao representar diversas figuras desesperadas num bote-salva-vidas à espera de auxílio.




“O trabalho não pretende ser um tributo ou memorial às muitas vidas perdidas, mas um lembrete austero da responsabilidade coletiva da nossa comunidade global neste momento“, lembra o artista.
Quem quiser visitar este local fantástico só precisa de vestir um fato de mergulho e rumar à costa atlântica da Ilha espanhola de Lanzarote, no Arquipélago das Canárias.
Fonte: Nomades Digitais
