Lua: O vaso inteligente que sorri para ti quando cuidas bem da tua planta

2020, Ambiente, Estela Fernandes, Ideias Brilhantes, Inovação, tecnologia, Todos, UAU!Comentários fechados em Lua: O vaso inteligente que sorri para ti quando cuidas bem da tua planta397

És daquelas pessoas que adora plantas, mas que facilmente as deixa morrer, seja porque colocaste água a mais, ou água a menos, ou porque alguém te diz que está na hora de a mudar para um vaso maior e quando te decides a fazê-lo, passado uns dias a planta morre e tu não sabes se a culpa é do vaso, da terra que colocaste ou da pessoa que te disse que estava na hora de mudar a planta para outro vaso.

Eu adoro plantas, mas sou daquelas pessoas que acha que a planta está constantemente a precisar de água e por isso inevitavelmente as plantas em minha casa morrem muito precocemente. Mas, apesar de saber que coloco água a mais, sou daquelas que diz constantemente “não estou a perceber porque é que morreste? Cuidei tão bem de ti!”.


… da criação do próprio emprego à transformação de tudo em negócios escaláveis!

Vais gostar dos livros “A Ave Rara…

pack-2-livros-A-Ave-Rara_quadrado

Vê aqui alguns vídeos do autor:

www.silva-santos.com


No meu 30º aniversário algumas amigas minhas ofereceram-me um Bosai, que adorei assim que vi. No entanto, como moro num estúdio pequeno que não tem muita iluminação (uma desculpa gira que dei a mim própria para não deixar morrer mais nenhuma planta), achei que era boa ideia trazê-lo para o escritório onde trabalho, para que o meu chefe (que adora estas lindas árvores em miniatura e tem um já com alguma idade) pudesse dar uma vista de olhos no meu, proporcionando-lhe uma maior longevidade. E assim é… com todo o carinho dado pelo meu chefe (e meu… mas só de vista, admito) que o rega só quando é preciso, que o coloca na varanda sempre que está a chover e o recolhe quando está muito sol, passado um ano, ele continua vivo e muito bonito. 🙂

Recente li um artigo, que achei que era ideal para mim – um vaso que te ajuda a não matar plantas (e ainda te sorri de volta)“.

No NOCTULA Channel gostamos de partilhar ideias giras e inovadoras e por isso decidi escrever este artigo e apresentar-te o “Lua” – o vaso que através de expressões faciais animadas te diz se estás a cuidar bem da tua planta. (Teria sido muito útil para a sobrevivência da minha orquídea anã que adorava, mas que de forma “inexplicável” morreu.)

Mas voltando ao Lua… o Lua é um vaso inteligente, criado pela Mu Design, uma empresa de design luxemburguesa. Está equipado com sensores que medem a humidade do solo, a temperatura e a luz.

Claro que já existem alguns vasos inteligentes com estas funcionalidades, mas o que realmente achei muito giro e inovador, é que o “Lua” tem a capacidade de recolher as informações pelos sensores e depois transforma essa informação em expressões faciais animadas que surgem num ecrã incorporado no vaso. Estas expressões dão dicas muito importantes sobre o estado da tua planta.

Por exemplo, uma cara com a língua de fora, indica que a planta está com sede e precisa de ser regada. Mas uma planta também pode morrer por excesso de água e é para isso que serve a animação de uma cara doente. Também há expressões faciais que alertam para quedas ou subidas de temperatura, exposição solar excessiva ou uns dentes de vampiro para quando a exposição solar não é suficiente.

Ao todo, este vaso inteligente tem a capacidade de “exprimir os seus sentimentos”, através de 15 expressões faciais diferentes, 6 delas estão diretamente relacionadas com o bem estar da planta.

Com sede: Quando a humidade do solo está abaixo do limite definido. É necessário regar a planta.

Doente: Muita água também pode matar a tua planta, tens de aguardar até o Lua ficar novamente com sede para adicionar água.

Vampiro: Depois de alguns dias, se a exposição solar não for suficiente, o Lua torna-se um vampiro.

Estrábico: Muita exposição solar pode prejudicar a planta, quando o Lua está com esta expressão é porque é necessário colocar a planta à sombra.

Frio: Quando a temperatura é muito baixa o Lua espirra no dia seguinte.

Calor: O Lua está com muito calor.

Para além destas expressões, o Lua têm ainda algumas animações extra que não servem para expressar o bem-estar da planta, mas sim para tornar o vaso mais interativo. Exemplo disso é a expressão com a língua de fora (só pela brincadeira), uma piscadela de olho ou uma cara feliz quando são atingidas as condições ideais.

Todos sabemos que as plantas têm necessidades diferentes umas das outras, por isso, para que o vaso funcione corretamente, primeiro é necessário seleccionar na app gratuita (Lua app) a família ou a espécie da planta que se vai colocar no vaso, de forma a personalizar as suas necessidades. Isto gera um código QR com as informações específicas da planta, que é depois interpretado pelo sistema inteligente integrado no vaso.

Este vaso têm também um reservatório de água para que mesmo regando com pouca frequência, a planta possa receber toda a água necessária.

Para terminar o Lua tem ainda um sensor de movimento que faz com que os “olhos animados” sigam as pessoas ou animais de companhia que passam pela planta. Isto porque outro dos objetivos consiste em transformar a planta numa “companhia virtual”. No caso, de não haver movimento, o Lua volta a “dormir”.

A concepção e o desenvolvimento de Lua demorou cerca de 13 meses. Atualmente já existe um protótipo totalmente funcional. Segundo a segunda campanha de crowdfund a decorrer no Indiegogo, a equipa liderada pelo designer Vivien Muller, tem previsto  fazer os primeiros envios para todo o mundo, a partir de março de 2020.

O que achaste desta ideia? Útil ou não? 🙂

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.


Artigos que te podem interessar:

  1. Como regar as plantas durante as férias?
  2. Cinco plantas que purificam o ar dentro de casa
  3. Vaso que cresce e acompanha o crescimento das plantas

Fontes: Indiegogo, Público

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts