fbpx
lince ibérico

Libertação de Lince-ibérico em Portugal

TodosComentários fechados em Libertação de Lince-ibérico em Portugal12009

Em 2014 já nasceram várias crias de Lince-ibérico em Portugal, no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, que foi considerado a melhor maternidade para este animal.

Lince-ibérico

Em 2013, apesar de não haver nenhuma população de lince em Portugal, foi avistado um lince em Vila Nova de Milfontes, a 250 km do local onde tinha sido avistado pela última vez.

O animal foi detetado através de câmaras fotográficas com sensores de movimento montadas para detetar javalis. Uma das imagens mostra o padrão da pelagem que, nesta espécie, é como uma impressão digital. Deste modo, identificou-se como sendo Hongo, um macho nascido em Aznalcázar, perto de Sevilha (Espanha) em 2011.

Há mais Linces-ibéricos embalsamados e em forma de tapetes do que vivos.

O Lince-ibérico é a espécie de felino mais ameaçada do mundo, classificada como criticamente em perigo de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. O censo de 2011 dava conta de 298 exemplares.

O governo português tem o objetivo de reintroduzir na natureza oito Linces-ibéricos no Vale do Guadiana, como foi decidido pelos parceiros do projecto europeu LIFE+ Iberlince. No entanto, várias organizações mostraram o seu receio relativamente à libertação dos linces.

O receio na libertação dos linces deve-se ao facto de não haver alimento suficiente, porque a população em geral não está sensibilizada e porque seria necessário implementar medidas para diminuir a probabilidade de morte dos animais, por exemplo por de atropelamento.

lince-ibérico-coelho

O Lince-ibérico alimenta-se quase exclusivamente de coelho-bravo, mas esta espécie está a diminuir.

O secretário de Estado do Ordenamento do Território, Miguel de Castro Neto, afirma que no topo da lista de “desafios” está a dieta do Lince-ibérico, 90% coelho-bravo. Esta espécie foi praticamente dizimada nas últimas décadas pela doença hemorrágica viral (DHV), tornando a dieta do lince muito difícil de se concretizar.

Segundo os dados mais recentes, em Espanha, na Andaluzia, 40% dos linces reintroduzidos na natureza morreram, muitos por atropelamento.

Em dezembro de 2014 foram libertados dois Linces-ibéricos em Mértola, marcando a reintrodução desta espécie extinta em Portugal. O maior perigo que o casal de linces enfrentará é o atropelamento, que é a principal causa de morte destes animais em Espanha.

Fontes: PúblicoICNF e Projecto Lynx, Público

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts