GravityLight: Lâmpada que funciona com a gravidade e não requer energia

Ideias Brilhantes, Todos, VídeosComentários fechados em GravityLight: Lâmpada que funciona com a gravidade e não requer energia4145

Pelo menos 1,2 mil milhões de pessoas no mundo ainda vivem sem acesso à eletricidade, tendo que recorrer a lanternas de querosene, cujo fumo é extremamente prejudicial à saúde, para iluminarem a sua casa.

Para dar resposta a este problema, uma equipa de engenheiros do Reino Unido desenvolveu um dispositivo inovador, a GravityLight. A inovação reside no facto de esta fantástica lâmpada funcionar sem qualquer bateria, eletricidade ou luz solar, acende apenas através da força da gravidade.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

gravitylight lampada gravidade

O sistema da GravityLight, parece-se com o utilizado nas lanternas que funcionam a dínamo. Mas, em vez de girar uma manivela durante dez minutos para produzir luz, esta lâmpada é alimentada pela gravidade.

Como funciona a GravityLight

Para fazer o dispositivo funcionar, basta adicionar 12 kg de qualquer coisa (pedras, areia, etc…) a uma das extremidades do fio da lâmpada. Puxa-se uma corda, elevando o peso, e, com a força da gravidade, o peso desce devagar, movimentando uma engrenagem que produz energia e ilumina uma luz LED.

Quando o peso chega ao chão, é só repetir o processo. A luz pode durar entre 20 a 30 minutos para cada ciclo.

GravityLight sistema gravidade luz

O projeto quer ajudar famílias de países em desenvolvimento que não têm acesso à eletricidade, com atenção especial para as famílias do Quénia, país no qual esperam criar empregos com a produção local de GravityLights.

Outras vantagens desta lâmpada quando comparada com as lanternas a querosene, é o baixo custo, cerca de 10 dólares (menos de 9 Euros, e pouco mais que 30 Reais), o risco de incêndio é praticamente nulo e a lâmpada não liberta qualquer substância tóxica quer para o ambiente quer para a saúde.

gravitylight luz ilumicação

A equipa criou uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo, com o propósito de conseguir financiamento para a segunda versão da GravityLight, cuja luz é mais intensa que a primeira versão, dura mais tempo e o sistema é mais simples.

Surgem cada vez mais projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem em dificuldade. Outro exemplo de iluminação em zonas sem eletricidade foi criada por um grupo de mulheres sul-africanas, o Rethaka, que pretende mudar essa realidade através de material escolar inovador – uma mochila com placa solar. Batizados de Repurpose, os acessórios escolares são feitos a partir de sacos de plástico usados. Cada mochila tem uma lanterna solar, que se carrega durante o dia e que dá luz à noite.

O SolarPuff também quer fazer a diferença em zonas sem acesso à eletricidade, como em situações de emergência, como uma catástrofe natural. O SolarPuff é uma lanterna solar que se pode espalmar e que leva luz de forma segura e acessível a quem mais precisa.

Fontes: Shifter, Diário Digital

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts