pomodoro technique gestão de tempo

10 dicas para te tornares o mestre do teu tempo

Como vencer, TodosComentários fechados em 10 dicas para te tornares o mestre do teu tempo8165

Antes de começares a gerir o teu tempo, deves perceber o que é o tempo. O dicionário da Porto Editora define tempo como “sucessão de momentos em que se desenrolam os acontecimentos“, simplificando, o tempo é quando as coisas acontecem.

Existem dois tipos de tempo, o que o relógio marca e o tempo real. O tempo é relativo, pode voar ou arrastar-se, dependendo do que estás a fazer.

Normalmente, as dicas de gestão de tempo baseiam-se no tempo de relógio e é por isso que muitas vezes não funcionam.

Existem apenas três maneiras de passar o tempo: pensamentos, conversas e ações. Independentemente do tipo do tipo de negócio, o teu trabalho será composto por esses três itens.

Pratica estas 10 técnicas para te tornares mestre do teu próprio tempo:

1 – Primeira meia hora do dia.

A primeira meia hora do dia de trabalho pode ser aplicada a planear o dia e o horário em que vais fazer cada projeto.

2 – Reparte uma tarefa gigantesca em blocos gerenciáveis.

O treinador de futebol americano Nick Saban, em vez de se concentrar em vencer o campeonato, treina os seus jogadores para se concentrarem apenas no momento – cada bloco, cada passe e ponto marcado.

3 – Expectativas de fazer as coisas perfeitas sufocam.

O general George S. Patton disse: “Um bom plano executado agora é melhor do que um plano perfeito executado na próxima semana.”

4 – O monstro dos e-mails, telefonemas e mensagens.

Se estás sempre a interromper o raciocínio cada vez que chega um e-mail vais perder muito mais tempo a concentrar-te naquela tarefa cada vez que tens de voltar.

5 – Percebe quando és mais produtivo a fazer aquela tarefa.

Por vezes estás um dia inteiro a fazer uma tarefa, mas se calhar és mais produtivo a fazê-la no horário matinal. Podes passar a fazer essa tarefa apenas durante as manhãs e durante a tarde fazes outra.

6 – Trabalha mais quando estás com o speed.

Há dias em que simplesmente não está a correr bem e outros em que estás inspirado e consegues trabalhar a bom ritmo durante 12 horas seguidas, espreme esses dias!

7 – Aponta as ideias.

Se te surge uma ideia para outro projeto que estás a desenvolver aponta-o na agenda, caderno, Evernote ou quadro branco, para não perderes essa ideia. Não deixes a tarefa em que estás a trabalhar naquele momento para te concentres na ideia nova.

8 – Trabalha à volta da preguiça.

Faz intervalos de procrastinação entre speeds de trabalho. Esta é a técnica pomodoro, em que Francesco Cirillo sugere trabalhar durante 25 minutos intensamente sem nenhuma distração e fazer intervalos de 5 minutos sem fazer nada.

Pomodoro significa tomate em italiano, a técnica chama-se assim porque o temporizador de cozinha de Francesco tinha a forma de tomate.

9 – Há sempre tempo. Tempo é prioridades.

Se não terminares algo no momento em que era devido, é porque não consideraste que era urgente ou agradável o suficiente para o priorizar.

10 – 20% do trabalho produz 80% dos resultados.

Diz-nos o que costumas fazer para melhorar o teu rendimento e teres mais tempo para outras coisas fora do trabalho! 🙂

Fontes: Entrepreneur, Inc.


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts