fbpx
Geoparques Portugal

Geoparques Portugueses que são obrigatórios visitar

Todos, UAU!Comentários fechados em Geoparques Portugueses que são obrigatórios visitar8198

Portugal é muito rico em monumentos e nem todos eles são criados pelos humanos. Neste artigo vais conhecer os quatro geoparques que não podes deixar de visitar em Portugal!

O que é um Geoparque?

Um Geoparque é uma área onde podemos encontrar património geológico, ou seja, pelas suas peculiaridades ou raridade, apresentam valor científico, educativo, cultural, económico, turístico cénico ou estético. Em Portugal encontras cinco Geoparques que fazem parte da Rede Europeia de Geoparques fundada em 2000 e conta com o apoio da UNESCO. Atualmente existem 195 Geoparques distribuídos geograficamente por 48 países.

1 – Naturtejo Geoparque:

O primeiro geoparque português foi fundado em 2006 e integra os concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão.

Para além dos vários geomonumentos vais encontrar várias Praias fluviais e ainda podes fazer vários desportos desde da escalada passando pelo hipismo e até earthcaching. Se não te apetecer nada disto podes sempre escolher um safari fotográfico.

Naturtejo Geoparques

Fonte: www.naturtejo.com

2 – Geoparque de Arouca:

Entrou para a rede Europeia de Geoparques em 2009 e podemos encontra-lo no concelho de Arouca.

Com 41 Geosítos, cascatas, dobras geológicas, minas, praia fluvial e várias panorâmicas sobre o vale. É neste geoparque que encontras os famosos passadiços do Paiva.

Geoparques Arouca

Fonte: www.geoparquearouca.com

3 – Geoparque Açores:

As 9 ilhas dos Açores são tão ricas que podes fazer Cozidos à Portuguesa nas furnas, visitar os geomonumentos, mergulhar, visitar a única plantação de chá português, fazer trilhos, um verdadeiro mundo para descobrir. Desde 2013 que faz parte da rede Europeia de Geoparques.

Geoparque Açores

Fonte: www.azoresgeopark.com

4 – Geoparque Terras de Cavaleiros:

Situa-se no concelho de Macedo de Cavaleiros, é o mais recente dos geoparques português, formado em 2014.

Tens disponíveis 180 km de percursos pedestres mas também podes aproveitar as duas praias fluviais ou então vários desportos como asa delta, hipismo, remo e motocross, para além dos geosítos!

Geoparque Terras de Cavaleiros

Fonte: www.geoparkterrasdecavaleiros.com

5 –  Geopark Estrela

O Estrela Geopark inclui parte ou a totalidade dos nove municípios que se estruturam em torno da Serra da Estrela (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia).

Com uma área de 2216 km2, o território deste Geopark Mundial da UNESCO traduz uma paisagem diversificada, resultado das múltiplas transformações geológicas, dos contrastes climáticos, bem como da antiquíssima ocupação humana, cujos primeiros registos remontam a inícios do IV milénio a. C.

Fonte: www.geoparkestrela.pt

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts