O designer holandês Floris Schoonderbeek é a mente por trás do frigorífico subterrâneo que funciona sem energia elétrica – Groundfridge. O equipamento foi desenvolvido a partir de conceitos primitivos, mas que solucionam um problema bem atual, que é a necessidade de preservar os recursos energéticos.
Como o frigorífico é enterrado, usa a temperatura da própria terra para manter os alimentos frescos. De acordo com o criador, o espaço mantém uma temperatura constante entre 10 e 12 ºC durante todo o ano, mesmo no verão, ideal para manter vegetais, vinhos e queijos em excelentes condições.
O Groundfridge é bastante semelhante a um abrigo. Pode ser instalado no subsolo de uma residência ou acima do solo, desde que esteja coberto por terra, para garantir a refrigeração. O equipamento em poliéster leve e é resistente às raízes de árvores que possam estar plantadas à sua volta.
Além de não utilizar energia elétrica, outra vantagem deste frigorífico subterrâneo é a sua capacidade de armazenamento, que chega a ser 20 vezes maior do que os frigoríficos comuns. Cada Groundfridge é equipado com prateleiras, que podem guardar, de forma organizada, até 500 quilos de alimentos.
O próprio Schoonderbeek explica que o sistema é uma combinação de técnicas antigas altamente eficientes com soluções atuais. Esta opção pode reduzir os gastos com energia e também garantir a refrigeração em locais onde as redes de distribuição de eletricidade não chegam.
Outra forma de conservar alimentos sem utilizar energia foi criada pelo indiano Mansukhbai Prajapati, que criou um frigorífico de barro que funciona segundo o princípio da evaporação – Mitti Cool.
Fonte: Ciclo Vivo
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!