energia-urina-urinol

Eletricidade através da urina: xixi luminoso

Ideias Brilhantes, TodosComments (2)3613

A Universidade do Minho está a desenvolver um processo para reutilizar a urina, produzindo fertilizantes e eletricidade. Ainda faltam dois anos para o final do projeto, mas a Agência Espacial Europeia (ESA) já mostrou interesse nesta tecnologia.

A eletricidade pode ser produzida de várias maneiras, como por exemplo através da energia do sol, do vento, ou até através de lama, como é o caso do Relógio de Terra.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

O objetivo do projeto europeu “Value from Urine” coordenado pelo Centre of Excellence for Sustainable Water Technology (WETSUS), na Holanda, é produzir, numa primeira fase, fertilizante para solos rico em fósforo, e, num segundo momento, utilizar micróbios capazes de gerar eletricidade através da urina e fertilizantes ricos em azoto.

O saneamento doméstico que é utilizado hoje em dia mistura todas as águas, sejam elas mais ou menos poluentes, aumentando assim o custo do transporte até às estações de tratamento.

Eletricidade através da urina urine

O saneamento descentralizado, ou seja, aquele em que a urina é separada das outras águas contaminadas produzidas em casa, poderá ser aplicado em zonas remotas ou nações em vias de desenvolvimento, sem redes de esgotos e redes elétricas, defende a professora catedrática Madalena Alves, coordenadora do projeto em Portugal.

Este tipo de saneamento, em que a urina é separada e as águas dos banhos e das lavagens de roupa são reproveitadas nos autoclismos, já está a ser usado num condomínio privado com 200 casas na Holanda. Depois da urina ser separada é possível valorizá-la, produzindo eletricidade

“Evita-se, desta forma, a diluição de poluição, ou seja, a contaminação de correntes de águas limpas com correntes contaminadas. (…) Este sistema é mais sustentável e eficiente do que o atual modelo de saneamento centralizado adotado na maioria dos países ocidentais”, explica a investigadora.

Como é possível produzir eletricidade através da urina?

Quando as bactérias decompõem a matéria orgânica, neste caso urina, produzem eletrões que são transferidos para o ânodo. Os eletrões passam do ânodo (polo negativo) para o cátodo (polo positivo) através de um circuito elétrico à semelhança do que acontece com uma pilha. Desta forma é possível produzir eletricidade a partir da urina.

A utilização da urina para gerar eletricidade já foi aplicada no Brasil, no Carnaval do Rio de Janeiro, durante o qual foram colocados urinóis especiais. Neste caso, o sistema de funcionamento remete aos usados em centrais hidroelétricas: o fluxo de urina move um dínamo presente no urinol e este utiliza o líquido para produzir energia. A eletricidade é armazenada em baterias que foram usadas para abastecer o carro de som.

Eletricidade através da urina xixi-eletrico-trio-afroreggae-urina-eletricidade

Fontes: Universidade do Minho, Ciência Hoje

Foto em destaque: Créditos

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts