O desperdício alimentar revela-se como um problema mundial, estimando-se que, dos alimentos produzidos no mundo, 30% acabam no lixo, seja durante a colheita e armazenamento, seja na forma de sobras de comida.
Os resultados de um estudo sobre desperdícios alimentares em Portugal, indicam que o nosso país desperdiça anualmente 1 milhão de toneladas de alimentos. Desta forma, cada pessoa contribui com o desaproveitamento de 97 kg de géneros alimentícios por ano.
Muitas são as causas deste desperdício, nomeadamente a dose colocada nos pratos ser demasiado grande, ou as frutas e legumes não apresentarem o aspeto que as grandes superfícies exigem.
Como evitar o desperdício alimentar no dia-a-dia:
– Fazer uma planificação semanal de refeições e respetivas compras, verificando atentamente os prazos de validade dos alimentos;
– Fazer compras depois de comer, evitando comprar alimentos que não precisas por estar com fome;
– Avaliar as vantagens das promoções, verificando se as quantidades correspondem ao pretendido;
– Recorrer a alimentos avulso, muitas vezes mais vantajosos também em termos de preço;
– Dividir os alimentos que vêm em grandes embalagens em várias porções e conservar os que não são para consumo imediato;
– Aproveitar as sobras das refeições, fazendo outros pratos.
Para combater este problema têm surgido várias ideias tanto de empresas como de cidadãos preocupados. Exemplo disso é a iniciativa Dose Certa, desenvolvida pela empresa LIPOR em parceira com vários restaurantes, este programa voluntário tem como objetivo a sensibilização da população para a alteração de hábitos relacionados com a problemática, focando aspetos económicos, ambientais e de saúde associados.
Outro exemplo é a Fruta Feia, uma cooperativa que tem o objetivo de “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies, combatendo o desperdício e promovendo uma economia mais sustentável.
Fontes: Gertal, LIPOR
Fotografia em destaque: Mirror
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!