O deserto de Atacama, o deserto mais árido do mundo, ficou coberto de flores depois de ter chovido num mês cinco vezes mais do que costuma chover num ano.
O Parque Nacional Llanos de Challe foi criado em 1994 para proteger este ecossistema da intensa atividade mineira na região. O parque encontra-se às portas do deserto de Atacama, no norte do Chile, e as flores podem ser vistas por todo o lado, a emergir da areia, à volta dos catos, penduradas nas rochas.
“Quando as pessoas pensam no deserto, pensam em absoluta secura, mas há um ecossistema que está latente e à espera que certas condições ocorram“, como a chuva, altas temperaturas e humidade, explicou Raúl Céspedes, museólogo e académico da Universidade do Atacama.
A precipitação no Atacama é normalmente de um milímetro por ano, sendo que em algumas partes do deserto nunca houve registo de chuva. Em 2015, a chuva foi tão intensa que provocou cheias no Copiapo, um rio que está quase sempre seco. A vida vegetal que existe no deserto normalmente recebe a água necessária à sua sobrevivência através do nevoeiro que vem do oceano.
“Este é um ano excepcional, já choveu mais de 50 milímetros. As flores começam a crescer a partir de 15 mm de chuva por ano e, neste ano, todas as espécies floriram“, explica Carla Louit, diretora do parque.
Nas imensas ladeiras desérticas, floresceram milhares de espécies de flores amarelas, vermelhas, brancas e violetas, que encheram de cor este imenso espaço vazio, que na altura da primavera atinge temperaturas superiores a 40 ºC.
“Temos mais de 200 espécies de flores endémicas, que não crescem em mais nenhum lugar do mundo, entre elas, 14 em risco de extinção“, diz Yohan, um guarda do parque, que lamenta as práticas de alguns visitantes. “Há gente que arranca as plantas para levar para casa, mas, evidentemente, elas não vão crescer fora daqui“, reclama.
A construção e funcionamento de alguns projetos pode influenciar a vegetação dos locais. Por essa razão a NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização e investigação direcionados à Flora, Vegetação e Habitats naturais. Conheça os trabalhos que foram realizados considerando a planta Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos na Serra do Marão.
Fontes: Turismo.ig, AFP, DailyMail
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!