Como a religião contribui para a sustentabilidade ambiental?

2020, Ambiente, Reciclagem, Sustentabilidade, TodosComentários fechados em Como a religião contribui para a sustentabilidade ambiental?55

Há alguns anos que se fala em sustentabilidade e em formas de cada um de nós fazer o seu papel e preservar o meio ambiente. Essa preservação irá conduzir-nos a um futuro em que os recursos naturais não serão comprometidos.

Começou a ser mais comum a prática da reciclagem, o uso de menos plástico, entre outras formas de preservação. Claro que ainda há muitas pessoas que não tomam estes cuidados, mas para outras estes já fazem parte da rotina diária.


Pretendes criar o teu próprio emprego?

Vais gostar do livro “A Ave Rara… de empregado frustrado a criador do seu próprio emprego!

Vê aqui alguns vídeos do autor:

www.silva-santos.com


Existem algumas influências que levam à adesão das pessoas a estes comportamentos sustentáveis. Por exemplo, se a família sempre teve o cuidado de reciclar, existe probabilidade de o filho fazer o mesmo.

A religião também contribui para a sustentabilidade e é esta que vamos abordar neste conteúdo.

Como a religião contribui para a sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade é uma questão moral e se tens dúvidas basta pensares que muitos de nós não vão estar cá quando os recursos naturais forem tão escassos que a rotina diária começa a ser afetada. Sendo assim, porque as pessoas que não vão ser afetadas se preocupam?

Aí entra a questão moral e muitos dos fiéis de todo o mundo prendem-se com essa questão. A religião também nos diz que devemos proteger a natureza e os seres vivos – fauna.

Claro que a partir do momento em que fiéis acreditam nas questões da sustentabilidade, torna-se simples ajudarem o ambiente. Podem promover atividades de sustentabilidade na comunidade religiosa, podem apelar à mudança de comportamentos ou explicar todas as questões relacionadas, principalmente aos que têm menos conhecimento.

Algumas empresas também se têm preocupado com estas questões e têm procurado o equilíbrio na sustentabilidade. O uso de produtos de madeira e cerâmica, sendo que esta última é possível de reutilizar, tem sido a grande aposta da empresa especializada em arte sacra Holyart.

Portanto sim, a religião é um excelente apoio na mudança de comportamentos com vista à sustentabilidade.

Dicas para contribuir para a sustentabilidade ambiental

1. Reciclagem do Lixo

A contribuição mais fácil é a reciclagem do lixo. Separar o lixo entre o lixo comum, a reciclagem do papel, do plástico e do vidro. Lembra-te que existem locais específicos para deixar o lixo reciclável.

Reutilizar também é importante! O que não falta atualmente são vídeos de DIY na internet em que mostram, por exemplo, como fazer um separador para as folhas com uma caixa de cereais. Isto é reutilização e é uma forma de proteger o meio ambiente.

2. Cultiva o teu próprio alimento

O cultivo dos próprios alimentos tem imensas vantagens e é, inclusivamente, uma forma de conseguires sustentar-te a ti próprio. Estes também irão permitir que tenhas remédios naturais à tua disposição a qualquer altura do dia.

Claro que deves adaptar o cultivo ao local onde vives. Se vives num apartamento, a plantação irá voltar-se para alimentos mais pequenos, mas se tiveres espaço para um quintal um pouco mais recheado, porque não?

3. Utiliza luz natural

As técnicas de construção estão cada vez mais avançadas e, atualmente, é possível tirar o melhor partido da luz natural com as construções certas. Além de todas as vantagens a nível de meio ambiente, também é excelente para questões mentais, inclusivamente em casos de depressão.

4. Reaproveita a água usada

Daqui a uns anos, se a população continuar a este ritmo, a água irá começar a ser um problema devido à sua escassez. Neste caso o que pode realmente fazer é reaproveitar a água usada em casa para outros fins.

5. Usa a água da chuva

Reutilizar a água em casa é importante, mas a água da chuva também será de grande utilidade. Algumas pessoas já criaram reservatórios de água e usam-na para algumas tarefas, como a limpeza de espaços, a rega de plantas, entre outros.

Apesar de ser excelente para diversos fins, o seu consumo não é recomendável.

Ter hábitos mais sustentáveis é essencial para proteger o meio ambiente. Já implementas-te alguns? 🙂


Este artigo foi escrito pela Sara Isabel, Fundadora do Content Camp, freelancer em marketing de conteúdo e escritora.


Fonte da imagem de destaque: Pixabay

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts