O engenheiro brasileiro Pedro Ricardo Paulino afirma que revolucionou a forma como tomamos banho. Pedro desenvolveu um chuveiro que recicla água do banho, fazendo-a recircular e sair novamente pelo chuveiro.
Como funciona o chuveiro que recicla água
Na primeira chuveirada a água cai e escorrega pelo ralo. Em seguida passa por dois filtros, onde é retirada a espuma do sabonete e do champô e os contaminantes, é pressurizada por uma bomba e filtrada mais duas vezes. Finalmente, a água passa por um reservatório que desinfeta e esteriliza, através de raios ultravioleta e ozono.
O Showerair, como foi chamado o chuveiro que recicla água, ainda possui um dispositivo que encaminha a água para o reservatório do autoclismo da sanita, quando o banho termina. Isto serve para evitar o risco de contaminação, uma vez que não é recomendado que mais que uma pessoa utilize a mesma água.
Este chuveiro gasta no máximo 10 litros de água num banho. Como se não bastasse a significativa poupança de água, a tecnologia ainda aproveita o calor da água, economizando até 70% de energia em relação aos chuveiros tradicionais.
Esta tecnologia não é novidade, já existem pelo mundo várias chuveiros que reciclam água, como é o caso do chuveiro da CINTEP, que poupa 70% da água do banho. O chuveiro desenvolvido por Pedro tem a vantagem de utilizar materiais brasileiros.
Fonte: Green Nation
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!