fbpx

Blocos cariocas promovem Carnaval Limpo

Curiosidades, TodosComentários fechados em Blocos cariocas promovem Carnaval Limpo3121

O NOCTULA Channel tem agora uma parceria com o Green Nation, um site que promove a interação entre pessoas convergindo cultura, informação e proteção ambiental a partir de questões que envolvem o futuro do planeta.

Sendo o nosso parceiro brasileiro partilhamos um projeto do maior Carnaval do mundo, o do Rio de Janeiro, no Brasil. Os cinco milhões de foliões esperados para o carnaval do Rio tinham um refrão comum: “Bom folião não joga lixo no chão”, slogan do programa Lixo Zero, da prefeitura.

http://vejario.abril.com.br/especial/de-bracos-abertos/manual-bom-foliao-773013.shtml

Créditos: Veja Rio

Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro), em parceria com a Globo, realizou pelo sexto ano consecutivo a ação “Carnaval Limpo”, que prevê a recolha de material reciclável (latas de alumínio, plástico, papel e vidro) gerado nos 14 desfiles dos 12 blocos (desfiles carnavalescos) da Associação.

Em 2014, mobilizou 300 profissionais de recolha seletiva: coletores, equipas de triagem, motoristas, líderes de operação, coordenadores e gerência operacional.

Toda a operação foi otimizada em 2014.  Além de carrinhos para carregar os sacos do lixo durante os trajetos dos blocos, facilitando a movimentação dos coletores entre os foliões, foram usadas também “bombonas”, um tipo de latão próprio para armazenar vidro, minimizando os riscos de acidentes durante a recolha e transporte do material.

Lixo Zero Rio de Janeiro

Créditos: PUC-Rio Digital

Os resíduos recolhidos durante a passagem dos blocos foram transportados por camiões fechados para a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR-RJ) do Instituto Doe Seu Lixo, no bairro do Santo Cristo, e seguiram depois para venda. Além da geração de rendimento com a comercialização, os agentes de coleta também receberam subsídio de alimentação e de transporte.

No final será possível contabilizar os benefícios ambientais da ação, além de quantificar a neutralização de CO2 durante o processo. A metodologia para geração dos relatórios finais foi desenvolvida pelo Instituto Doe Seu Lixo em parceria com a COPPE/UFRJ.

“Bom folião não joga lixo no chão”, slogan do programa Lixo Zero, da prefeitura.

A ação foi realizada pela Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro) e gerida pela Organização Não Governamental Doe Seu Lixo com a parceria da Globo, apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Riotur e da Coca-Cola Brasil.

No ano de 2013 o projeto Carnaval Limpo foi assim:
12 blocos
14 desfiles
400 agentes de recolha
550 diárias pagas
1 milhão de foliões nos blocos da Sebastiana
12 toneladas de material reciclável recolhido

equipamento recolha de resíduos carnaval rio de janeiro Sebastiana

Campanha “Carnaval Limpo”.


Fonte: Green Nation

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts