Cão-biólogo, onde tirou o curso?

Curiosidades, Todos, VídeosComentários fechados em Cão-biólogo, onde tirou o curso?6342

O olfato extraordinário do cão tem ajudado muito o Homem ao longo dos tempos. Os exemplos mais recentes correspondem à utilização dos mesmos nas forças policiais para a busca de droga, explosivos, armas, minas, operações de busca e salvamento, entre outros. Exemplos mais antigos são a sua utilização na pastorícia (cães pastores ou de guarda) e na caça.

Biólogos recorrem a cães para encontrarem aves e morcegos mortos nos parques eólicos.

Mas agora o cão é também utilizado em ecologia e conservação da natureza. Pode ser utilizado na deteção de diversas espécies (baleias, ursos, raposas, tigres, lobos, entre outros) e nos mais diversos habitats (oceanos, desertos, florestas, matos, etc.).

cão-biólogo-conservação

Um dos impactes dos parques eólicos e das linhas elétricas são a morte de animais, principalmente aves e morcegos. Para avaliar a quantidade de animais que morre devido a essas infraestruturas fazem-se estudos de campo, sendo uma das técnicas a utilização de cães para encontrar os cadáveres.

Cao-Biologo-em-acao-Biologist-Dog-in-action

Os cães são, na sua maioria, treinados para detetar os dejetos das espécies em causa, mas também detetam cadáveres de outros animais. Esta técnica é já aplicada em vários países, incluindo Portugal (com a equipa canina da Bio3).

Os cães e os biólogos da Bio3 foram treinados pelo Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial da PSP para encontrar cadáveres de aves e morcegos em parques eólicos e linhas eléctricas.

Normalmente a deteção de cadáveres de animais neste tipo de trabalho é efetuada por biólogos. Num teste que comparou os cães-biólogos com os homens, os cães detetaram 97% dos cadáveres enquanto os homens apenas 10%.

cão biólogo

Related Posts