Farto da falta de criatividade que via nas fotografias de muitas pessoas, o designer alemão Phillipp Schmitt decidiu criar uma máquina fotográfica chamada Camera Restricta, que se nega a captar imagem se ela já tiver sido feita à exaustão.
Sabes aquelas fotografias que toda a gente tira quando vai a algum sítio turístico? Por exemplo, a fotografia típica a “segurar” ou a “empurrar” a Torre de Pisa, em Itália, ou a pose característica no Cristo Redentor, no Brasil… Em todos os pontos turísticos e monumentos pelo mundo, 99% das pessoas tiram as mesmas fotografias. Vê o vídeo seguinte para ficares com uma noção da falta de originalidade nas fotografias dos turistas.
Mais do que um produto, a Camera Restricta é um conceito e propõe uma reflexão sobre originalidade e criatividade. Usando o corpo de uma câmara criado numa impressora 3D, o designer acoplou um smartphone com GPS e conectado à internet. Quando a câmara é ligada, ela compara a imagem captada pela lente aos biliões de imagens que se encontram na internet, sendo capaz de identificar se uma fotografia é cliché demais ou não. E se a resposta for afirmativa, a câmara simplesmente bloqueia o botão de disparo e proíbe-te de tirar aquela fotografia.
Fonte: Hypeness






