Bateria de batata lâmpada

Bateria de batata é capaz de iluminar um quarto

Curiosidades, Ideias Brilhantes, Todos, VídeosComentários fechados em Bateria de batata é capaz de iluminar um quarto4568

Uma equipa de investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, chegou à conclusão de que uma única batata pode gerar energia suficiente para iluminar um quarto durante 40 dias.

Os princípios desta técnica são ensinados na escola e conhecidos desde 1780, quando o italiano Luigi Galvani fez as primeiras experiências. Mas a tecnologia desenvolvida atualmente em laboratório pelo cientista Haim Rabinowitch e os colegas aumenta muito a potência.


… da criação do próprio emprego à transformação de tudo em negócios escaláveis!

Vais gostar dos livros “A Ave Rara…

pack-2-livros-A-Ave-Rara_quadrado

Vê aqui alguns vídeos do autor:

www.silva-santos.com


Como funciona uma bateria de batata?

A bateria de batata, que podes fazer em casa, é criada através de dois metais: um ânodo (um metal como zinco, com eléctrodos negativos) e um cátodo (cobre, que possui eléctrodos positivos). O ácido dentro da batata forma uma reação química com o zinco e o cobre, que liberta eletrões, que fluem de um metal para o outro. Nesse processo, é libertada energia.

bateria de batata energia

Durante as experiências, a equipa de investigadores da universidade israelita descobriu alguns “truques” que podem aumentar a energia produzida através deste método. Por exemplo, cozinhar as batatas durante oito minutos reduz a resistência e facilita o movimento dos eletrões, produzindo mais energia. Outra melhoria na bateria de batata passa por cortá-la, aumentando assim a eficiência energética em até 10 vezes.

A análise de custos feita pela equipa sugere que uma simples batata cozida ligada a placas de cobre e zinco é capaz de gerar energia elétrica a um custo inferior, por exemplo, ao da energia gerada por uma pilha alcalina AA de 1,5V, que pode chegar a ser 50 vezes maior.

Bateria de batata lâmpada

Segundo o cientista, trata-se de “energia de baixa voltagem, mas é suficiente para construir uma bateria que poderia carregar telemóveis ou computadores portáteis em locais onde não há uma rede elétrica“.

Num planeta onde 1,2 mil milhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica, Rabinowitch acredita que esta poderia ser uma solução. No entanto, a questão é mais complexa, devido ao elevado número de pessoas com fome em todo o mundo.

Embora a batata seja um alimento barato, fácil de armazenar, de longa duração e muito produzido a nível mundial, a sua utilização como fonte de energia elétrica é polémica.

Surgem cada vez mais projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem em dificuldade. Outro exemplo de iluminação em zonas sem eletricidade foi criada por um grupo de mulheres sul-africanas, o Rethaka, que pretende mudar essa realidade através de material escolar inovador – uma mochila com placa solar. Batizados de Repurpose, os acessórios escolares são feitos a partir de sacos de plástico usados. Cada mochila tem uma lanterna solar, que se carrega durante o dia e que dá luz à noite.

mochila-reciclada-placa-solar-leva-luz-criancas-africa-sul

O SolarPuff também quer fazer a diferença em zonas sem acesso à eletricidade, como em situações de emergência, como uma catástrofe natural. O SolarPuff é uma lanterna solar que se pode espalmar e que leva luz de forma segura e acessível a quem mais precisa.

lanterna solar solarpuff

Também uma equipa de engenheiros do Reino Unido desenvolveu um dispositivo inovador com o intuito de levar energia a locais onde não existe rede elétrica, a GravityLight. A inovação reside no facto de esta fantástica lâmpada funcionar sem qualquer bateria, eletricidade ou luz solar, acende apenas através da força da gravidade.

gravitylight lampada gravidade

Fontes: BBC Brasil, Boas Notícias, Israel21c

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts