Enquanto a maioria das cidades do mundo ainda está a pensar em adaptar-se à tecnologia de autocarros elétricos para tornar o sistema de transporte público mais eficiente, barato e sustentável, a Coreia do Sul já está a desenvolver formas de otimizar o carregamento das baterias desses veículos. Em Gumi, cidade localizada no sul da capital de Seoul, os autocarros já conseguem captar energia a partir da própria estrada para se deslocarem.
Criado pelo Instituto Sul-Coreano de Ciência e Tecnologia, o KAIST, o sistema utiliza cabos subterrâneos para criar um campo magnético, a partir do qual o veículo pode captar a energia necessária para funcionar. O projeto chama-se OLEV (Online Electric Vehicle) e dispensa o uso das pesadas baterias dos autocarros elétricos, além de poupar o tempo geralmente utilizado para recarregá-las, que pode chegar a 10 horas.
Os cabos, que podem ser instalados em todo o trajeto percorrido ou apenas em pontos específicos, como paragens obrigatórias e áreas de semáforos, acionam o campo magnético somente quando detetam a presença do veículo, que mantém sempre uma distância de 20 cm do asfalto. Dessa forma, a energia, além de não ser desperdiçada, apresenta uma eficiência de transmissão de 80%.
Os carros elétricos estão cada vez mais eficientes, no entanto, o seu maior problema continua a ser as baterias, tanto a sua autonomia como o custo. Com este sistema inovador, as baterias podem ser muito menores, diminuindo assim os custos e a dependência.
Fonte: Green Nation
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!