Como é que a poeira do deserto do Saara fertiliza a Floresta Amazónia?

Ambiente, Curiosidades, Todos, UAU!, VídeosComentários fechados em Como é que a poeira do deserto do Saara fertiliza a Floresta Amazónia?351

Há fenómenos da natureza que mostram como tudo no nosso planeta está interligado. Prova disso é um vídeo disponibilizado pela NASA, no qual podemos observar a imensa quantidade de poeira transportada do deserto Saara até à Floresta Amazónia.

Quando os ventos fortes atingem o deserto Saara, uma enorme nuvem de poeira eleva-se no ar e estende-se entre os dois continentes. O satélite CALIPSO da NASA quantificou em 3D qual a quantidade de poeira que faz essa viagem transatlântica.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Os cientistas mediram o volume de poeira e calcularam também quanto fósforo é transportado através do oceano de um dos lugares mais quentes do planeta para um dos lugares mais férteis.

Fósforo (P) é um nutriente que age como um fertilizante do qual a Floresta Amazónia depende para florescer.

Este pó rico em nutrientes, vem principalmente de uma região conhecida como Depressão Bodele, localizada no país africano Chade, formada após o maior lago da África ter secado há aproximadamente 1.000 anos. Este antigo lago contém minerais de rochas compostos por microorganismos mortos, que são carregados com fósforo.

Segundo os resultados recolhidos entre 2007 e 2013, os cientistas estimam que aproximadamente 182.000 toneladas de poeira do Saara atravessem o oceano Atlântico para chegar à América do Sul, sendo que desse total, cerca de 27,7 milhões/ano, cai na bacia da floresta Amazónia.

A percentagem de fósforo está estimada em 22.000 toneladas por ano. Essa quantidade de fósforo, de acordo com o estudo, é suficiente para suprir as necessidades nutricionais que a floresta Amazónia perde com as fortes chuvas e inundações na região.


Sabias que…

A floresta amazónica é uma zona tropical bastante afetada por chuvas e inundações, que faz com que um grande volume de água e nutrientes valiosos para a floresta, vá parar ao rio Amazonas.

A maioria dos nutrientes perdidos é rapidamente reposto pelas plantas e animais, mas o fósforo, nutriente fundamental para a manutenção da floresta, é levado juntamente com as inundações. Por isso, é que este fenómeno, divulgado pela NASA, é tão importante para os ecossistemas da Floresta Amazónia.


O Dr. Hongbin Yu, cientista atmosférico da Universidade de Maryland que trabalha no Goddard Space Flight Center da NASA e é coordenador do estudo, afirmou que “todo o ecossistema da Amazónia depende da poeira e nutrientes vindos do deserto do Saara para reabastecer as suas reservas de nutrientes perdidos”.

O estudo com a recolha dos dados da NASA foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters.

Fonte: NASA, Hypeness

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts