fbpx

Workshops ENEEA 2014

Todos, V ENEEAComentários fechados em Workshops ENEEA 20144322

Na parte científica do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente optou-se pela criação de 4 momentos diferentes promovendo a troca de saberes:

1. Palestras: duração prevista de 1h30, com uma vertente mais expositiva por parte do moderador.

2. Workshops: duração prevista de 1h, com uma maior aplicação prática pela apresentação de casos concretos, e uma maior envolvência dos participantes.

3. Visitas técnicas: Duração máxima de 2h30. O objetivo primordial foi a aquisição de conhecimentos no terreno por meio de visitas a locais de interesse na área.

4. Debate: duração prevista 1h. Pretendeu-se com este painel proporcionar um local de partilha e grande interação onde o orador assume um papel mais de moderador, sendo de grande interesse para a aquisição de informações na ótica dos futuros participantes.

“Como vencer na área do Ambiente” – Empreendedorismo (Eng.º Pedro Silva-Santos)

A necessidade de criação do seu próprio emprego é assinalado como solução para o desemprego, mas o empreendedorismo é muito mais que isso, e na área do ambiente tem importantes valências.

Pedro Silva-Santos é um caso de sucesso do empreendedorismo na área do Ambiente: CEO e fundador do NOCTULA – Consultores em Ambiente e do NOCTULA Channel e membro da direcção da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA).

Formado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com mestrado em Tecnologia Ambiental, possuí um extenso e rico curriculum com Estudos de Impacto Ambiental, Monitorização de Sistemas Ecológicos e Ecologia Aplicada.

A ver: LinkedIn de Eng.º Pedro Silva-Santos.

“Reutilização de pneus usados em obras da Engenharia” (Prof. Alberto Sayão)

Os pneus são materiais com um longo período de decomposição, o que leva à necessidade de reutilizar estes materiais, sendo o uso em obras de engenharia uma das áreas de maior interesse.

Prof. Alberto Sayão possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Engenharia Geotécnica na University of British Columbia, Canadá (1989). Atualmente é professor associado da PUC-Rio. Foi presidente da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica de 2004 a 2008.

Tem experiência na área de Engenharia Geotécnica, atuando principalmente em estabilização de encostas, geossintéticos, barragens e obras de terra e ensaios de laboratório. Em 2011 foi eleito Membro Titular da ANE – Academia Nacional de Engenharia (Brasil). É Membro Eleito do Conselho Deliberativo do CBDB – Comité Brasileiro de Barragens.

Vê a entrevista que Prof. Alberto Sayão deu à Rádio Globo: http://goo.gl/5twDak.

“Avaliação do Impacte Ambiental” (Eng.º João Vieira)

Fornecer ferramentas de estudo de Impacto Ambiental, análise e discussão de casos concretos, tendo em conta a legislação atual e a futura.

Professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra graduou-se na Universidade do Algarve em Engenharia do Ambiente.

A ver: LinkedIn de Eng.º João Vieira.

“Direito Ambiental: o que um Engenheiro do Ambiente deve saber da Lei” (Prof.ª Doutora Alexandra Aragão)

A engenharia do ambiente tem como um dos seus objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável, sendo por isso indispensável o conhecimento da lei de forma a promover a melhoria da qualidade de vida atendendo ao meio que nos rodeia.

Prof.ª Doutora Alexandra Aragão licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tem pós-graduação em Estudos Europeus e é Mestre em Integração Europeia. Doutorou-se, também na Faculdade de Direito (em Janeiro de 2006, com distinção e louvor, por unanimidade) em Ciências Jurídico Políticas, na área de Direito do Ambiente.

Fica a saber o que é um Ecocidio através de uma pequena apresentação da Prof.ª Doutora Alexandra Aragãohttp://goo.gl/3Cr1kT

“Influência do Tráfego Rodoviário na Qualidade do Ambiente Urbano” (Prof.ª Doutora Eng.ª Oxana Anatolievna Tchepel)

A vivência em espaços urbanos é em muito influenciado pelas questões do trafego urbano, desde a emissão de poluentes, ruído e o derrame de poluentes nos pisos que depois interferem em recursos hídricos. Neste workshop é feita uma análise e intervenções deste fenómeno.

Professora no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, faz investigação nas áreas de Modelação de poluição atmosférica, emissões gasosas, exposição humana a poluentes atmosféricos e monitorização da qualidade do ar e parâmetros meteorológicos.

“Ecologia Humana – A Vertente Social do Ambiente” (Prof.ª Doutora Iva Pires)

Apresentação da influência de questões de fundo sociológico sobre a nossa linha de ação.

Socióloga, Prof.ª Doutora Iva Pires é docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora do Mestrado e do Doutoramento em Ecologia Humana e Coordenadora Científica do FELLOW MUNDUS (2013-2017).

Fica a saber o que é a Ecologia Humana com este pequeno vídeo feito pela Prof.ª Doutora Iva Pires:  http://youtu.be/sl7QpIGW5m0

Site oficial do V ENEEA

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts