A maior horta urbana do mundo cresce nos telhados de Paris

2020, Ambiente, Arquitectura, Biodiversidade, Estela Fernandes, Ideias Brilhantes, Sustentabilidade, Todos, UAU!Comentários fechados em A maior horta urbana do mundo cresce nos telhados de Paris226

As hortas urbanas estão a ganhar espaço e mostram que é possível ser sustentável e cultivar produtos orgânicos em zonas urbanas.

A instalação de uma horta urbana não é de todo uma iniciativa inédita, no entanto, em Paris, foi inaugurada recentemente aquela que é considera agora a maior horta urbana do mundo.


… da criação do próprio emprego à transformação de tudo em negócios escaláveis!

Vais gostar dos livros “A Ave Rara…

pack-2-livros-A-Ave-Rara_quadrado

Vê aqui alguns vídeos do autor:

www.silva-santos.com


O projeto foi desenvolvido pela empresa Agripolis e está longe de ser comum, sabes porquê?

Com 14 mil metros quadrados, tem capacidade para ver crescer cerca de 30 espécies de plantas, que crescerão verticalmente, uma vez que será utilizada a técnica de cultivo aeropónica.

Em que consiste a técnica de cultivo aeropónica?

Através desta técnica as raízes das plantas ficam suspensas e imersas numa câmara de cultivo, onde são aspergidas com uma névoa de solução nutritiva, a intervalos de tempo muito curtos normalmente comandada por um temporizador.

Este sistema leva a oxigenação a outro nível, pois as plantas absorvem água e nutrientes literalmente do ar e é daqui que vem o verdadeiro significado de Aeroponia.

Fonte: Ecocenter

Instalada no telhado do maior complexo de exposições de Paris, o Paris Expo Porte de Versailles, este projeto ecológico inaugurado na primavera de 2020, é vigiado por 20 jardineiros que seguirão métodos de produção biológica e será capaz de produzir 1000 quilos de frutas e vegetais na época alta.

Créditos: Agripolis

Pascal Hardy, fundador da empresa Agripolis, explicou que quer ver reconhecido este projeto como um “modelo de produção agrícola sustentável. Serão utilizados produtos de qualidade e respeitados os ciclos naturais de crescimento, tudo no coração de Paris”.

Pascal referiu ainda que os produtos serão usados para alimentar os habitantes da zona sudoeste da cidade de Paris, seja de forma direta com caixas de vegetais ou através das lojas, hotéis e cantinas”.

Esta horta, que segundo o fundador não utilizará pesticidas ou químicos na produção, também terá o seu próprio restaurante, um bar com capacidade para 300 pessoas e uma zona de cultura comunitária.

Créditos: Agripolis

O objetivo é conseguir que no futuro, telhados planos e superfícies abandonadas sejam aproveitados e cobertos com novos sistemas de cultivo.

Este novo projeto “rouba” o trono à cidade de Nova Iorque (EUA), que até agora tinha a maior horta urbana do mundo, gerida pela empresa Brooklyn Grange farms rooftops e construída em cima de um armazém de 6 andares, no bairro do Brooklyn.

Este género de projetos mostra que é possível utilizar espaços públicos vazios para cultivar alimentos orgânicos, mesmo em grandes centros urbanos como Nova York ou Paris, contribuindo para uma economia sustentável.


Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ideias ou projetos interessantes que tenhas descoberto? Torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.


Fontes: Dinheiro VivoAgripolis

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts