A Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa Folkekirkens Nødhjælp inaugurou na cidade de Copenhaga o Wefood, o primeiro supermercado dedicado à venda de comida fora da validade – que iria para o lixo, mas que ainda está própria para o consumo.
A iniciativa pretende combater o desperdício alimentar e promover a consciencialização da população para este problema ambiental e social.
Segundo a Organização das Nações Unidas, um terço dos alimentos produzidos anualmente acaba no lixo, ao mesmo tempo que quase mil milhões de pessoas passa fome diariamente em todo o mundo. Só na Dinamarca, país especialmente preocupado com a questão ambiental e o bem estar social, cerca de 700 mil toneladas de alimentos são desperdiças por ano.
Em Portugal, são desperdiçadas anualmente 1 milhão de toneladas de alimentos. Desta forma, cada pessoa contribui com o desaproveitamento de 97 kg de géneros alimentícios por ano. Muitas são as causas deste desperdício, nomeadamente a dose colocada nos pratos ser demasiado grande, ou as frutas e legumes não apresentarem o aspeto que as grandes superfícies exigem.
Per Bjerre, ligado à Folkekirkens Nødhjælp, lembra que a comida fora de validade é testada e a sua qualidade é garantida. Desta forma, para além de ser uma maneira de combater o desperdício alimentar e a pobreza, também é uma oportunidade de adquirir produtos consideravelmente mais baratos, chegando a metade do valor de produto em outros supermercados.
Bjerre explica que, por exemplo, quando uma peça de fruta apodrece numa caixa, é mais rápido e lucrativo deitar to a caixa no lixo. No caso do supermercado Wefood, a função dos funcionários é justamente separar a fruta boa da que está a ficar estragada, e fazer render aquele lote, antes condenado.
O supermercado foi criado através de uma angariação de fundos e todos os funcionários trabalham ali voluntariamente. Os lucros serão destinados a trabalhos sociais realizados pela ONG em África e na Ásia.
Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies e vendê-la ao público, foi o que fez a Fruta Feia, ou mesmo criar embalagens rótulos inteligentes que nos dizem se um alimento está estragado.
Fonte: Hypeness
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!