O Bio Intelligent Quotient (BIQ), um edifício residencial construído em 2013, em Hamburgo, Alemanha, foi o primeiro do mundo a utilizar a energia produzida por microalgas que vivem na sua fachada.
A construção apelidada de Casa das Algas é um bloco de apartamentos de cinco andares com uma fachada bioreativa, ou seja, constituída por painéis de vidro que se assemelham a tanques e contêm algas, que crescem quando expostas à luz solar. Estas algas são depois colhidas e transformadas num combustível que é queimado numa central do edifício, produzindo energia.
As algas alimentam-se de dióxido de carbono e de nutrientes que são fornecidos através de uma bomba de água. Para além de produzirem energia, as algas ainda protegem os apartamentos do sol e criam um aspeto diferente ao edifício.
O Bio Intelligent Quotient foi construído com o objetivo de ser autosuficiente. A necessidade de energia das casas é complementada por painéis solares.
A utilização de algas em zonas urbanas já foi utiliza em outras situações, nomeadamente com o objetivo de purificar o ar de espaços públicos, como é o caso de uma ponte que passa por cima de uma auto-estrada suíça, na qual foi instalada uma “quinta de algas”.
Fontes: Eat Globe, Portugal Mundial, Interesting Engineering
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!