Quinta de algas que remove o CO2

Curiosidades, Francisca Palhares, Todos, VídeosComments (6)3530

Depois do outdoor que absorve ar poluído e o transforma em ar puro e do prédio que “limpa” a poluição dos carros, surge uma quinta de algas numa autoestrada suiça que filtra a poluição do ar.

Veja os vídeos dos capítulos deste livro:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

A poluição derivada de zonas com muito tráfego é uma constante preocupação, tanto pelo ambiente como pela saúde humana. O objetivo é encontrar soluções simples, eficazes, económicas e se possível, visualmente apelativas. A ideia, neste caso, seria criar um jardim alternativo.

genebra ponte com algas

Construída como parte integrante do Festival Jardim de Genebra “villes et champs”, a empresa de design Cloud Collective criou uma simples e elegante ideia para filtrar o dióxido de carbono (CO2) libertado num pequeno trecho de autoestrada em Genebra – uma “Quinta de Algas”.

As algas, tal como as plantas, crescem com a luz solar e consomem CO2, libertando oxigénio. Locais, expostos à luz solar, com elevadas emissões de CO2, são o local ideal para a sua produção.

algas autoestrada genebra poluição do ar carro

A “quinta de algas” (bioreactor) consiste num sistema fechado, instalado num viaduto, de tubos transparentes repletos de algas. Este sistema encontra-se ligado a uma estrutura de aço que apoia o sistema secundário como filtros, bombas e painéis solares.

A estrutura funciona como um marco para quem passa de carro na autoestrada e fornece explicações mais detalhadas a pedestres e ciclistas.

algas autoestrada suiça jardim

São 1000 litros de algas Chlorella sorokiniana (caracterizada por se reproduzir rapidamente) a percorrer 350 metros de tubos expostos à luz solar.

As algas irão filtrar o CO2 do ar, crescer e amadurecer antes de serem extraídas e usadas para outros fins como em cosmética, produção de biodiesel, eletricidade verde, medicamentos ou até na alimentação.

Esta é mais uma ideia acessível que demonstra que a coabitação do meio urbano com o meio natural é possível e pode levar à expansão urbana.

Francisca Palhares NOCTULER NOCTULA Channel

Fonte: IFL Science

Créditos das imagens: Cloud Collective

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts