O projeto Utopia é o sonho da Plako, uma empresa portuguesa que decidiu criar o seu próprio local de trabalho através de técnicas sustentáveis, criando um edifício com pneus. Para criar este escritório sustentável, foram reutilizados cerca de 2 mil pneus para as paredes e aplicadas 11 mil latas.
A ideia surgiu em 2010, quando a Plako – localizada na altura no centro da cidade de Braga – decidiu deslocar a sua sede, do grande centro urbano para uma zona rural e demonstrar que é possível continuar a crescer. Moisés Campos, o gerente da empresa, contou ao Público que, num dia de calor, decidiram abrir a janela e só conseguiam sentir o cheiro a escape, o som de carros e de buzinas. Fecharam a janela e ligaram o ar condicionado. Foi aí que se aperceberam da necessidade de mudar de sítio e de procurar uma solução mais viável.
O edifício principal do projeto Utopia foi construído com as paredes exteriores de pneus usados cheios de terra. Esta técnica, desenvolvida na década de 70 pelo arquiteto americano Michael Reynolds, chamada de Earthship, foi adaptada aos climas húmidos do norte do país, sendo que todo o edifício fica suspenso no ar através de 34 pilares para facilitar a circulação do ar, melhorar a eficiência energética das instalações, e reduzir a impermeabilização dos solos.
O teto será construído com recurso a vigas e tábuas de madeira e, no topo deste, será colocado um telhado verde que irá ajudar a minimizar o impacte visual do edifício no contexto da paisagem circundante. Ao nível dos acabamentos, o edifício irá contar com um revestimento em cortiça no seu exterior e um reboco à base de argila, no lado interior.
Este projeto não se preocupa apenas com as técnicas de construção, a envolvência do edifício e dos colaboradores com a natureza é importante. O edifício será rodeado por uma mancha de árvores de espécies autóctones de folha caduca (localizadas de forma a permitir a passagem do sol para aquecimento no inverno e a sombra nos meses quentes), por uma horta capaz de satisfazer grande parte das necessidades da cantina e será assegurado um cuidado respeito pela natureza e espécies contidas no espaço.
A horta e o pomar visam contribuir também para uma sensibilização social dos colaboradores, sendo o objetivo conseguir a melhor qualidade possível com o uso de técnicas de agricultura biológica, tais como disposição de espécies e o recurso à compostagem para adubo.
A arquitetura sustentável é cada vez mais utilizada, existindo vários exemplos, desde construção de casas com terra a casas que produzem mais energia que aquela que gastam, e ainda casas feitas com contentores de mercadorias.
Um exemplo específico de um edifício construído com a mesma técnica do escritório da Plako é o Centro Comunitário Kapita Earthship, no Malawi, em África. Parte das obras foi viabilizada pelo escritório Earthship Biotecture, responsável pelas “casas mais sustentáveis do mundo“.
Uma Earthship é uma casa ecológica, feita a partir de “lixo” (pneus, garrafas, latas…) que tira partido da energia do sol e do vento, e faz aproveitamento da água da chuva. O conceito está também ligado à autonomia dos seus habitantes em relação ao exterior, cultivando a própria comida, reciclando e reutilizando o próprio lixo.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!