Porquê arquitetura de terra?

Pedro Correia, Todos, VídeosComments (12)6784

A arquitetura de terra, ou seja a utilização de terra na construção, é uma forma mais sustentável de construirmos as nossas casas.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Há medida que o tempo passa, sentimos cada vez mais a nossa ligação com a terra, a necessidade de estarmos em constante contemplação das expressões do tempo.

Os espaços que habitamos têm profunda influência na forma como nos sentimos, comportamos e comunicamos, daí a importância de lhes darmos particular atenção, também para eles serem capazes de anular o stress acumulado e nos trazerem alguma paz e discernimento.

Preschool of Aknaibich de BC architects

Preschool of Aknaibich de BC architects

A arquitetura contemporânea, orienta-nos para espaços claros e bem iluminados com luz natural, ligações fluídas com o exterior e o uso de linhas puras com ausência de pormenor. A resposta a um programa encontra-se na expressão “Less is more”.

Um espaço equilibrado sente-se na relação com o “eu”, na sua capacidade para provocar momentos de bem estar.

House C by Hiroshi Nakamura & NAP arquitetura terra

House C – Hiroshi Nakamura & NAP

House C by Hiroshi Nakamura & NAP construção sustentavel

House C – Hiroshi Nakamura & NAP

O conceito da sustentabilidade é vasto, mas pode ser visto de forma simples. Existem três pontos fundamentais a considerar numa construção sustentável: o ato da construção, a sua manutenção e, por fim, a capacidade que o construído possui de ser absorvido pela natureza depois do seu uso cessar.

Se tivermos consciência destes três pontos, naturalmente somos levados a repensar que tipo de materiais podemos utilizar nas nossas casas e, qual a melhor maneira de intensificarm a nossa ligação com a natureza, sem perder conforto e ainda com a possibilidade de pouparmos algum dinheiro.

Martin Rauchs Etosha House no Zoo de Basel Suiça

Martin Rauchs Etosha House no Zoo de Basel, Suíça (Créditos da fotografia: Rammed Earth – Organização sem fins lucrativos)

As tecnologias relacionadas com a arquitetura de terra estão presentes em todas as culturas humanas, em todos os tipos de ambientes da terra. As técnicas são básicas e de fácil entendimento e, embora já hajam em Portugal algumas empresas que se especializaram nestes tipos de técnicas, encontramos vários grupos de pessoas que organizam formações, teóricas e práticas, para todos os que as querem aprender.

Formação Arquitecturas de Terra ARQCOOP

ARQCOOP – Cooperativa para inserção Profissional em Arquitectura, CRL

A grande oportunidade que nos chega deste tipo de tecnologia, é a possibilidade de sermos nós próprios a fazer as nossas casas.

Habitação em Beja - Arquiteto Bartolomeu Costa Cabral

Habitação em Beja – Arquiteto Bartolomeu Costa Cabral

O envolvimento de todos os intervenientes com o espaço construído é muito maior e os resultados são sempre muito interessantes.

Pedro Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pelo NOCTULER Pedro Correia, arquiteto na Arqmoment. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts