Porquê arquitetura de terra?

Todos, VídeosComments (12)7575

A arquitetura de terra, ou seja a utilização de terra na construção, é uma forma mais sustentável de construirmos as nossas casas.

Há medida que o tempo passa, sentimos cada vez mais a nossa ligação com a terra, a necessidade de estarmos em constante contemplação das expressões do tempo.

Os espaços que habitamos têm profunda influência na forma como nos sentimos, comportamos e comunicamos, daí a importância de lhes darmos particular atenção, também para eles serem capazes de anular o stress acumulado e nos trazerem alguma paz e discernimento.

Publicidade – Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Preschool of Aknaibich de BC architects

Preschool of Aknaibich de BC architects

A arquitetura contemporânea, orienta-nos para espaços claros e bem iluminados com luz natural, ligações fluídas com o exterior e o uso de linhas puras com ausência de pormenor. A resposta a um programa encontra-se na expressão “Less is more”.

Um espaço equilibrado sente-se na relação com o “eu”, na sua capacidade para provocar momentos de bem estar.

House C by Hiroshi Nakamura & NAP arquitetura terra

House C – Hiroshi Nakamura & NAP

House C by Hiroshi Nakamura & NAP construção sustentavel

House C – Hiroshi Nakamura & NAP

O conceito da sustentabilidade é vasto, mas pode ser visto de forma simples. Existem três pontos fundamentais a considerar numa construção sustentável: o ato da construção, a sua manutenção e, por fim, a capacidade que o construído possui de ser absorvido pela natureza depois do seu uso cessar.

Se tivermos consciência destes três pontos, naturalmente somos levados a repensar que tipo de materiais podemos utilizar nas nossas casas e, qual a melhor maneira de intensificarm a nossa ligação com a natureza, sem perder conforto e ainda com a possibilidade de pouparmos algum dinheiro.

Martin Rauchs Etosha House no Zoo de Basel Suiça

Martin Rauchs Etosha House no Zoo de Basel, Suíça (Créditos da fotografia: Rammed Earth – Organização sem fins lucrativos)

As tecnologias relacionadas com a arquitetura de terra estão presentes em todas as culturas humanas, em todos os tipos de ambientes da terra. As técnicas são básicas e de fácil entendimento e, embora já hajam em Portugal algumas empresas que se especializaram nestes tipos de técnicas, encontramos vários grupos de pessoas que organizam formações, teóricas e práticas, para todos os que as querem aprender.

Formação Arquitecturas de Terra ARQCOOP

ARQCOOP – Cooperativa para inserção Profissional em Arquitectura, CRL

A grande oportunidade que nos chega deste tipo de tecnologia, é a possibilidade de sermos nós próprios a fazer as nossas casas.

Habitação em Beja - Arquiteto Bartolomeu Costa Cabral

Habitação em Beja – Arquiteto Bartolomeu Costa Cabral

O envolvimento de todos os intervenientes com o espaço construído é muito maior e os resultados são sempre muito interessantes.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts